Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 08.01.18 - 13h34

Ecoférias oferecem diversão gratuita com conscientização ambiental para as crianças

img_alt

Atividades realizadas pela PCR começam nesta terça (9), no Jardim Botânico do Recife, e na quinta (11), no Econúcleo Jaqueira (Foto: Daniel Tavares/PCR)
 
Durante as férias de janeiro, a criançada tem uma boa opção para se divertir aprendendo sobre o meio ambiente. A Prefeitura do Recife realiza, a partir desta terça (9), as Ecoférias 2018, que oferecem gratuitamente atividades como oficinas, brincadeiras, contação de histórias, gincanas e trilhas, no Jardim Botânico do Recife, situado no Curado, e no Econúcleo Jaqueira, situado no parque de mesmo nome. O tema deste ano é Mudanças Climáticas, com o objetivo de estimular a conscientização para a importância de práticas sustentáveis que contribuam positivamente com o clima do planeta.
 
As Ecoférias começam na terça (9), no Jardim Botânico, e na quinta (11), no Econúcleo Jaqueira. Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, a programação se destina ao público de 7 a 12 anos, com número máximo de 30 participantes. No JBR, as atividades se estendem das 9h às 15h30, e no Econúcleo, das 9h às 17h. As inscrições são feitas nos próprios locais, às 9h para o turno da manhã. À tarde, inscrições às 13h no JBR e às 14h na Jaqueira. Em ambos os locais, a programação prossegue até o domingo (28) e as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Há também atividades para o público de 15 a 29 anos. 
 
No JBR, a programação das Ecoférias terá caminhadas, trilhas, gincanas e jogos ecológicos; vivências ambientais de percussão corporal, oficinas de pintura e origami, contação de histórias e mostras de vídeos. Quem optar pelas Ecoférias no Jardim Botânico do Recife poderá também desfrutar dos atrativos do espaço público municipal, que fica numa unidade protegida com 10,7 hectares de Mata Atlântica e abre de terça a domingo, das 9h às 15h30, com entrada gratuita. O local dispõe de sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Plantas Tropicais.
 
Já no Econúcleo Jaqueira, o público infantil terá acesso a vivências teatrais, diversos tipos de oficinas (como percussão, cordel, mudas, vermicompostagem, plantas medicinais), contação de histórias, trilhas e jogos ambientais. O equipamento é voltado para a valorização da natureza e à educação ambiental, contando com uma sala interativa, onde a criançada se diverte com jogos digitais que exploram a temática do meio ambiente. Na área externa, são realizadas brincadeiras e esquetes teatrais. O espaço conta ainda com um pequeno viveiro de mudas nativas e um minhocário.