Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 08.01.21 - 12h25

Prefeitura dá início a obra estruturadora para proteger barreira no Ibura

img_alt

No início da manhã desta sexta-feira (8), prefeito João Campos esteve na comunidade de Lagoa Encantada onde assinou a Ordem de Serviço para construção proteção definitiva da encosta localizada na Travessa São João (Foto: Rodrigo Leopert/PCR)

 

“Hoje é um dia de muita alegria, muita emoção, é tudo junto. Eu espero há 34 anos e agora vai ser realizado esse sonho. É muita alegria para mim e para todos que moram aqui nessa área da barreira”. Foi assim que Dona Zenilda Maria, de 72 anos, resumiu o sentimento presente na manhã desta sexta-feira (8), na Lagoa Encantada no Ibura. Na Travessa São João, o prefeito João Campos autorizou o início de uma obra definitiva de contenção de encosta que vai levar tranquilidade e segurança para as famílias que vivem na área durante o inverno. 

“Estou aqui na Lagoa Encantada, no Ibura, para dar a ordem de serviço para a realização da obra de encosta de proteção. Eu estava conversando com Dona Zenilda que mora aqui há 34 anos e sempre sonhou com a realização dessa obra. Todo inverno, quando chove, ela tem que ir para a casa de familiares porque fica inseguro permanecer aqui na casa. Então a gente veio aqui hoje autorizar a obra, nos próximos três meses será feita a conclusão dela, para garantir que já neste inverno Dona Zenilda e as famílias que moram aqui poderão dormir com segurança, com tranquilidade porque esta proteção deixará de ser um sonho e virará realidade”, esclareceu o prefeito.

Os trabalhos, que serão executados pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), são fruto de um investimento na ordem de R$ 600 mil, proveniente de convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O serviço inclui drenagem, tela argamassada e a construção de muro de arrimo. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em três meses. 

“Recife tem 70% do seu território em áreas de morro e muitas dessas áreas representam risco. Então é necessário sempre estar construindo, fazendo intervenções de proteção de encosta, de geomanta, muro de arrimo. Então essa obra aqui hoje representa um elemento de segurança para a família que aqui mora, podendo trazer tranquilidade para quem aqui reside, porque com essa proteção a barreira fica segura e as famílias podem morar com tranquilidade”, disse o gestor municipal.

Dona Zenilda contou ainda como são os dias de chuva na área e a expectativa para dias melhores com a obra da nova encosta. “Quando chove, vem muita água dessa barreira, mas eu saio e não vejo o resto, porque cai muita água e tenho medo que desabe a barreira na minha casa. A Defesa Civil faz o monitoramento e diz que nós temos que sair porque o risco é muito grande de ficar. Eu moro com meu filho, que é especial e tem esquizofrenia. Quando chove, eu vou para a casa da minha sobrinha. Agora estou aliviadasabendo que o serviço vai ser feito”.

Moradora da casa ao lado, Eliane Maria dos Santos vive há 50 anos na localidade e também ficou aliviada ao saber que vai viver com mais segurança daqui a três meses. “Moro aqui há mais de 50 anos, dando graças a Deus que as lonas seguram um pouco, mas o importante é o muro de arrimo. Agora chegou a vitória, meu sentimento é de vitória e de alegria porque o nosso sonho vai ser realizado”, contou ela.