Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 08.02.16 - 20h24

Dia do Frevo tem homenagem à Agremiações Carnavalescas no Recife

A festa será realizada no Paço do Frevo, na Praça do Arsenal, também aniversariante do dia

O último dia oficial do Carnaval promete ser ainda mais animado nas ruas do Recife. Isto porque, este ano, a Terça-Feira Gorda coincidiu com o aniversário de 109 anos do Frevo. Para celebrar a data especial, a partir das 16h, a Prefeitura do Recife irá entregar a Placa Evandro Rabello à vinte agremiações que passarem em frente ao Paço do Frevo, também aniversariante do dia. O prefeito Geraldo Julio estará no local e fará, pessoalmente, a entrega das placas comemorativas.

A placa recebe o nome de Evandro Rabello devido aos serviços prestados pelo carnavalesco ao frevo pernambucano. Nascido em 7 de setembro de 1935, em Aliança, Zona da Mata Pernambucana, Evandro Rabello foi um estudioso das mais diversas manifestações da cultura popular. Em 1990, através de um intenso trabalho de pesquisa, constatou que a palavra “frevo” foi publicada pela primeira vez na imprensa, numa notinha sobre um ensaio dos Empalhadores do Feitosa, no Jornal Pequeno, no dia 9 de fevereiro de 1907. Constava no repertório do clube uma marcha com título: O frevo. A descoberta acabou marcando a data como o marco zero do Frevo.

Em 5 de dezembro de 2012, o Frevo recebeu um dos seus maiores presentes. Em cerimônia realizada em Paris, a Unesco conferiu a esta forma de expressão artística pernambucana o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade. O Frevo já tinha no seu currículo o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, ganho em 2007, no ano de seu centenário. Os prêmios só reforçam a importância do Frevo, como expressão viva da cultura popular do Recife, do Brasil e do mundo.

PAÇO DO FREVO – A casa do Frevo no Recife também está fazendo aniversário nesta Terça-feira Gorda e merece todas as honras. Inaugurado em 9 de fevereiro de 2014, o Paço do Frevo é um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e preservação do ritmo pernambucano. Lá tem escola de dança, de música, exposições, um centro de documentação com histórias, personalidades e memórias que revelam as origens do Frevo.


PROGRAMAÇÃO – Mas nem só de Frevo vive o Carnaval do Recife. No último dia oficial de Carnaval, os 52 polos de animação espalhados pela cidade terão uma programação intensa e bem variada para atender a todos os gostos até o sol raiar. Além dos vários shows programados para os palcos dos principais polos da folia, o ponto alto da festa está programado para acontecer a partir das 5h. Os primeiros raios de sol serão recebidos com um Arrastão do Frevo, levando os resistentes foliões pela Av. Marquês de Olinda, rua Maria César, rua da Guia, Praça do Arsenal, Rua do Bom Jesus, Avenida Rio Branco e terminando no Marco Zero.

ASSUNTOS: