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Esportes | 08.02.20 - 21h45

Projeto Gol do Brasil chega ao Recife para transformar vidas por meio do esporte

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Após a aula inaugural realizada neste sábado (8), atividades começam na próxima quinta e seguirão até o final do ano (Foto: Mauricio Ferry/Seturel)

 

A partir da próxima quinta-feira (13), cerca de 240 crianças e jovens do Recife iniciam, no campo da União da Macaxeira, as atividades práticas do projeto Gol do Brasil, que estimula a inclusão social por meio do futebol. O primeiro contato deles com a metodologia aconteceu na manhã deste sábado (8), no mesmo local, onde aconteceu a aula inaugural do projeto, uma parceria entre a Prefeitura do Recife, a CBF e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

As aulas serão realizadas até o final do ano, com turmas de manhã e de tarde. “O futebol é um instrumento de transformação de vidas e ensino de valores. Com o projeto Gol do Brasil, o esporte é utilizado como uma ferramenta de promoção da educação e da cidadania, com uma metodologia que vincula o futebol a atividades de caráter educacional”, define a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça, que acompanhou a aula inaugural, com a participação de 100 jovens e crianças.

O presidente da FPF, Evandro Carvalho, destacou que a capital pernambucana é a primeira do Nordeste a receber o Gol do Brasil. “Estamos muito felizes em trazer o projeto para o Recife, que mais uma vez é pioneiro na região. Assim como a CBF, nós consideramos o esporte como uma ferramenta de transformação social”, afirmou.

Os professores que atuarão no projeto foram capacitados pela equipe da CBF, no ano passado, e receberam os certificados na abertura da aula inaugural. “A capacitação teve uma parte à distância e também atividades presenciais, com foco no ensino das habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e como colocá-las em prática”, explica o coordenador técnico da CBF Social, Bruno Rosell.

As dez habilidades para a vida são autoconhecimento, resolução de problemas, tomada de decisão, pensamento criativo, relacionamento interpessoal, comunicação eficaz, empatia, lidar com sentimentos, lidar com estresse e pensamento crítico. Durante a aula inaugural, o campo foi dividido em estações, onde as crianças e jovens vivenciaram as habilidades de forma didática e desportiva. Os exercícios empregados são jogos coletivos, barrinha, dinâmicas  e outras brincadeiras que pregam o fair play e a coletividade.