Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Administração | 08.03.16 - 17h08

Prefeitura monta programação especial para o Dia Internacional da Mulher

Serão realizadas atividades espalhadas por toda a cidade através de várias secretarias municipais. Palestras, exposições e atividades de saúde estão na grade

 

A Prefeitura do Recife organizou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira, dia 8 de março. Diversas secretarias e órgãos estão promovendo, desde o começo do mês de março, atividades que têm como tema a mulher, com atividades que ocorrem em vários locais da cidade. Ações de saúde, exposições, debates, exibição de filmes, encaminhamento de emprego, além de atuações nas áreas de educação e cultura. Os destaques do dia serão as atividades voltadas para as servidoras municipais, a Terça Negra dedicada ao público feminino, além de uma série de serviços de saúde em todo o Recife.

A Secretaria da Mulher comanda a maior parte das ações. Desde o início do mês, a pasta está desenvolvendo ações que seguem até o dia 28, com cine debates, rodas de diálogos em comunidades, exposição e palestras. No Dia da Mulher (8), as atividades serão voltadas para as servidoras municipais, em parceria com o programa Servidor de Valor da Secretaria de Administração,  em um encontro às 9h, no auditório da Prefeitura do Recife. A programação contará ainda com uma conversa sobre as principais políticas de gênero que foram realizadas no ano de 2015, através de um informe anual. Para conferir as demais atividades da secretaria, basta acessar o site www.recife.pe.gov.br

Nesta terça-feira (08), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o projeto Terça Negra ganha uma edição especial com uma homenagem às defensoras da cultura afro-brasileira, a partir das 20h. Nas atrações predominam grupos formados majoritariamente por mulheres, com apresentações de afoxé, maracatu e coco. A Terça Negra é uma realização do Movimento Negro Unificado em parceria com a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Núcleo da Cultura Afro-brasileira. 

"Mulheres que fazem a diferença: o mundo do empreendedorismo feminino" é o tema do evento que a Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo da Prefeitura do Recife, o Instituto Brasileiro de Direito da Informática (IBDI) e a Rede Ela Empreendedora promovem para marcar o Dia Internacional da Mulher, na terça-feira (8). Das 14h às 17h, serão realizados paineis de debate no auditório do Banco Central (Rua da Aurora, nº 1259, Santo Amaro). A inscrição deve ser feita pelo site www.eventick.com.br/mulheres-que-fazem-a-diferenca e a contribuição é 1kg de alimento não perecível.

A Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife vai promover uma série de ações de empregabilidade voltadas para o público feminino em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na terça-feira (8), das 8h às 12h, empresas vão estar presentes nas unidades localizadas no Bairro do Recife (Avenida Rio Branco, 155) e em Casa Amarela (Av. Norte, 5600, Casa Amarela) para informar as vagas disponíveis e realizar o processo de seleção e encaminhamento dos profissionais. A iniciativa tem ainda a parceria com o Sest Senat, Senai e Instituto de Massoterapia. 

Já a Secretaria de Educação do Recife realizará nesta terça-feira (8) um café da manhã e um debate com depoimentos de mulheres que fazem uso da tecnologia e atuam nesta área no Centro de Tecnologia, Educação e Cidadania (Cetec), ligada à pasta. E no último domingo (6), o Olha! Recife, projeto da Secretaria de Turismo e Lazer, que oferece roteiros turísticos gratuitos, fez uma homenagem às mulheres. O passeio a pé visitou locais que serviram de cenário para importantes fatos da luta feminista ou personalidades marcantes na construção de novos paradigmas de gênero para a cidade. Foram visitados locais como o Edifício Cristina Tavares, as estátuas de Deusas e Musas da Ponte Maurício de Nassau e da Praça da República; a Ponte Princesa Isabel, a Casa de Badia e o monumento em homenagem a Dona Santa. 

Ainda nesta terça-feira (08), as equipes de saúde da família, da Secretaria de Saúde do Recife, prepararam uma programação especial em todos os cantos da cidade. Os distritos sanitários da cidade receberão uma programação extensa durante todo o mês de maio. O destaque para este Dia Internacional da Mulher serão as atividades na Praça da Independência (Praça do Diário), com oficinas de maquiagem e palestras sobre Violência contra a Mulher a partir das 8h. Já o Mamógrafo Móvel estará oferecendo atendimento no Vasco da Gama, Porto da Madeira e Campo Grande neste dia 8.

A programação das atividades de saúde e do Mamógrafo Móvel será executada durante todo o mês de março, com ações de prevenção e cuidados com a saúde da mulher – exames preventivos de câncer de colo de útero e mama, palestras educativas sobre gravidez precoce, planejamento familiar, violência contra a mulher, além do autocuidado para melhoria da autoestima com cursos sobre o cuidado com a pele e maquiagem. Para saber toda a programação de saúde para o mês de março, basta acessar o site da Prefeitura do Recife.