Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 08.04.16 - 13h58

Prefeitura e judiciário no Compaz juntos pela cidadania

img_alt

Em visita ao espaço localizado no Alto Santa Terezinha, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, acompanhado do prefeito, reforçou interesse de somar esforços para a promoção da cultura de paz no Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Com o objetivo de fortalecer cada vez mais o Centro Comunitário da Paz- Compaz Governador Eduardo Campos como fomentador da cultura de paz e cidadania para a cidade, a Prefeitura do Recife estabeleceu uma parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco para oferecer serviços de orientação jurídica no local. O espaço, localizado no Alto Santa Terezinha, recebeu, na manhã desta sexta-feira (8), a visita do prefeito Geraldo Julio, que acompanhou o presidente do TJPE, o desembargador Leopoldo Raposo, e sua comitiva, que reforçou o interesse de atuar de forma integrada com a população, mediando conflitos na comunidade.

"Estamos mostrando aqui a nosso espaço funcionando, tudo que abrigamos e a estrutura física que disponibilizamos para o TJPE poder atuar. Vamos ter aqui mediação de conflitos, e várias outras ações ligadas à justiça. Estamos muito felizes de poder ter o compromisso do poder judiciário como parceiro, para atuar aqui da melhor forma, ajudando a melhorar a vida das pessoas que moram na região", declarou o prefeito Geraldo Julio, que mostrou o espaço para os visitantes e apresentou as atividades que são desenvolvidas no centro.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, ficou surpreso com a qualidade do centro e avaliou de forma positiva o espaço: "Dou nota 10 para este espaço, porque é um lugar que integra várias atividades e ainda vamos poder nos aproximar da comunidade, conscientizando a população dos seus direitos de cidadania. Esperamos contribuir para tornar o ambiente de paz e socialização e para isso estaremos à disposição da comunidade", afirmou.

A partir da parceria, o Compaz receberá uma Câmara de Conciliação do TJPE, onde o cidadão poderá resolver conflitos sem a necessidade de abertura de processo na Justiça. Com o serviço, o TJPE vai estar disponível para atuar em litígios relativos a direitos patrimoniais, nos quais a lei permita acordo ou transação. A previsão é que a atividade comece a funcionar a partir do mês de maio.

O Compaz começou a funcionar em março deste ano, e tem como objetivo promover cidadania e a cultura de paz, oferecendo serviços de orientação jurídica, formação, esportes e artes. Com capacidade para atender cerca de 220 mil pessoas da Zona Norte do Recife, o local tem como realizar até 40 mil atendimentos por mês.

Além dos serviços judiciários, o equipamento, que tem mais de 13 mil metros quadrados, conta com atividades e serviços diversos, como biblioteca, dojô, atendimento do Procon, oficinas cidadãs, aulas de inglês, espanhol e reforço escolar, além de um atendimento especial voltado às mulheres vítimas de violência e práticas como ioga, Tai Chi Chuan, biodança e meditação. O Compaz Governador Eduardo Campos funciona de terça à sexta das 9h às 18h, e aos sábados e domingos das 9h às 13h.