NOTÍCIAS

Administração | 08.04.17 - 12h26

Santo Amaro recebe mutirão de serviços integrados da Prefeitura do Recife

img_alt

Comunidade da Ilha de Santa Teresinha sediou, neste sábado (8), o Recife em Ação, com dezenas de serviços gratuitos para a população. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Serviços nas áreas de Saúde, Cidadania, Educação e Infraestrutura chegaram na comunidade da Ilha de Santa Teresinha neste sábado (8). Localizada em Santo Amaro, a área recebeu o Recife em Ação, mutirão de serviços integrados realizado pela Prefeitura do Recife. O prefeito Geraldo Julio acompanhou de perto a manhã de atividades, que aconteceram na Escola Municipal Sede da Sabedoria e ainda beneficiou o entorno com ações de limpeza, manutenção, reordenamento urbano, assistência  social e controle de mosquitos transmissores de arboviroses.

"São ações de saúde, educação, assistência social, tudo pra promover cidadania para as pessoas. A Emlurb também está nas ruas, fazendo limpeza, recuperando asfalto, iluminação, realizando um trabalho grande para essa comunidade que merece. Estamos muito felizes de ver que tanta gente veio participar e pôde usufruir dos serviços", declarou o prefeito Geraldo Julio. 

No projeto, diversas secretarias e órgãos municipais agem de maneira integrada, oferecendo vários serviços gratuitos. O Programa Saúde em Todo Lugar aportou na Unidade de Saúde da Família Santa Terezinha e na Escola Sede da Sabedoria do local e atendeu cerca de 2.000 pessoas da comunidade, que tiveram a oportunidade de realizar o teste de HIV, glicemia e aferir a pressão arterial. No local também era possível realizar avaliação física com profissionais da Academia da Cidade.

Além disso, também houve serviços de vacinação, prevenção contra o câncer de colo de útero, mamografia, confecção do Cartão SUS e oficinas sobre alimentação saudável.  Durante a ação a população também pôde fazer a emissão de documentos, receber orientações sobre a inscrição no Cadastro Único/Bolsa Família, além de receber assistência jurídica com advogados do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT. A iniciativa também contou com orientações e atendimentos individuais e em grupos, para usuários de drogas e familiares. 

"Vim pra ver como estão minhas taxas, minha pressão e aproveitar pra tirar a identidade do meu filho. É muito bom porque é pertinho de casa e não pagamos nada por isso. Vou conseguir resolver essas coisas sem burocracia", afirmou Michele Ferreira, uma das moradoras da comunidade da Ilha de Santa Teresinha que aproveitou o mutirão.

Ao longo da manhã, equipes da Secretaria de Saúde também promoveram a eliminação de focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti em 400 residências. Já a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), realizou ações de iluminação, drenagem e pavimentação, com trabalho de drenagem na área, que contou com a limpeza de galerias e do Canal Santa Terezinha, que teve investimento de R$ 58 mil e deve ser concluída até o final de abril.

Além disso, foram mobilizadas equipes para executar ações de manutenção da iluminação e tapa-buraco nas vias da comunidade. Os trabalhos de drenagem e recapeamento passaram por ruas como a São Raimundo, Prado, Artemis, Volta do Sino, entre outras da comunidade. A equipe de poda da Emlurb também deu início a um trabalho de manutenção na arborização do local e fez reparos nos brinquedos da pracinha da comunidade, que fica na Avenida Agamenon Magalhães.

Na visita ao Mutirão, o prefeito Geraldo Julio também conferiu os serviços de tecnologia, oficina de animação digital com a utilização de tablets, exibição de filmes produzidos por alunos e professores da rede municipal de ensino do Recife, além de ver uma oficina de robótica com os robôs humanóides NAO e com os robôs feitos com blocos de encaixe da Lego. Para quem compareceu a ação e tem animais domésticos,  também foi possível realizar a vacinação anti-rábica em cães e gatos, ou ainda o agendamento para castração. 

No mutirão também foram distribuídos materiais educativos às mulheres com os principais telefones da rede de proteção e do Liga, Mulher, o disque-orientação do Clarice. Assistentes sociais também estiveram disponíveis para a orientação e encaminhamento de mulheres em situação de violência doméstica e ainda foi possível ter informações sobre formalização de empresas, créditos para empreendedores e cursos de aperfeiçoamento, além de informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais.