NOTÍCIAS

Defesa Civil | 08.04.18 - 17h39

BALANÇO CHUVAS 08/04

 

A Prefeitura do Recife informa que, com a continuidade das chuvas durante o final de semana, foi registrado um volume de 230 milímetros de chuvas na capital pernambucana, das 17h da sexta-feira (06) às 16h deste domingo (08). Como a média história do mês de abril é de 326 milímetros, quer dizer que em 48 horas choveu o equivalente a 21 dias.

A Defesa Civil registrou 192 chamados para vistorias e colocação de lonas plásticas. Foram registrados pequenos deslizamentos, mas sem registro de vítimas. A Prefeitura do Recife disponibilizou um efetivo de mais de 600 profissionais em toda a cidade, especialmente nas áreas de trânsito, drenagem e monitoramento de áreas de risco, para minimizar os efeitos da chuva.

Cerca de 350 profissionais atuam nas áreas de risco e no monitoramento das chuvas. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do Fone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

ÁRVORES – A Emlurb registrou ocorrências envolvendo a queda parcial ou total de árvores nos bairros do Cabanga, Encruzilhada e Boa Viagem. Não houve registro de vítimas. O órgão conta com um efetivo de aproximadamente 100 pessoas de prontidão voltado para os chamados envolvendo árvores no Recife. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.

DRENAGEM - A Emlurb atua para diminuir os transtornos causados pelas chuvas e monitora os pontos de acumulo de água na cidade. Desde o início das chuvas, as equipes do órgão reforçaram as ações nas áreas mais baixas da capital com o objetivo de intensificar o escoamento das águas. Foram mobilizadas cerca de 200 pessoas para o trabalho de drenagem, além de caminhões equipados com jatos para a sucção da água em diversos pontos. Nesta gestão, 67 pontos de alagamento foram eliminados.

TRÂNSITO – Equipes formadas por cerca de 150 agentes da CTTU trabalharam em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 124 câmeras. Seis guinchos estão de prontidão em pontos estratégicos da cidade para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. Foram registrados 20 acidentes, com duas pessoas feridas, números dentro da média.

A CTTU registrou problemas em 35 semáforos, dos quais 24 foram normalizados e quatro estão em andamento. Quanto aos demais, equipes técnicas da CTTU já estão em deslocamento para normalizar o sistema. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia. Dentro desse período de tempo os dados estão dentro da média.

OPERAÇÃO INVERNO 2018-A Prefeitura do Recife, antecipando-se ao período chuvoso, colocou em prática, desde o mês de março, a Operação Inverno 2018. As ações são executadas por diversas Secretarias e órgãos municipais. Estão sendo empregados 6.480 servidores nas ações. São engenheiros civis, médicos, assistentes sociais, psicólogos, técnicos, além de enfermeiros, motoristas, operadores de equipamentos, guardas municipais, agentes de trânsito, da área social e de manutenção e limpeza urbana.

Este ano, a operação inclui a execução de 40 obras de contenção de encostas, o incremento no Programa Parceria e a realização de 12 simulados para preparação contra desastres em áreas de risco. O lançamento da Operação será no Córrego do Caroá, no bairro do Vasco da Gama, na próxima terça-feira (20), a partir das 08h. A área está recebendo uma obra do parceria, colocação de lonas, visitas porta-a-porta da Defesa Civil do Recife e limpeza do canal da localidade. O valor investido na Operação Inverno 2018 é de R$ 81 milhões.

A limpeza dos canais da cidade foi adiantada, tendo começado no final de novembro do ano passado no Canal do Arruda. O trabalho já foi concluído em 15 canais e já removeu quase 7,1 mil toneladas de resíduos. Estão envolvidas em várias áreas de atuação profissionais das Secretarias de Governo e Participação Social, Infraestrutura e Habitação, Saúde e de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Secretaria Executiva de Defesa Civil, Emlurb, URB, SAMU, CTTU e Guarda Municipal. A Prefeitura também incrementa o emprego de veículos de pequeno e médio porte, caminhões e equipamentos.

  

OPERAÇÃO INVERNO 2018

 

* R$ 81 milhões em investimento

* 6.480 profissionais participam da Operação Inverno 2018

* 10 Secretarias e órgãos municipais

* 12 Simulados para Prevenção de Desastres

* 3,3 milhões de metros quadrados de lonas plásticas em 16 mil pontos de risco

* 16 mil ações porta-a-porta

* 47 mil vistorias em locais de risco

* Colocação de geomanta em 20 localidades

* 350 obras do Programa Parceria

* 300 ações educativas para estudantes de escolas públicas

* Limpeza de 99 canais. 15 canais já foram limpos, enquanto outros 11 estão

recebendo os serviços

* 40 obras de contenção de encostas

* 67 pontos críticos de alagamento foram concluídos

* 475 agentes de trânsito

* 250 orientadores de trânsito

* 124 câmeras

* 451 semáforos com nobreaks

* 40 semáforos com refletores de LED