Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 08.04.19 - 11h24

Equipes dos CRAS do Recife constroem documento com técnicas de proteção à família

img_alt

Trabalho é fruto de educação permanente e analisa as estratégias de trabalho dos 12 Centros de Referência do Recife (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Grupo de trabalho composto por equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos – SDSJPSDDH, apresentou, na sexta-feira, 05, no auditório Capiba- 15º andar da Prefeitura do Recife, documento que analisa as estratégias de trabalho dos 12 Centros do Recife.

O documento Desafios e construções da prática profissional das equipes técnicas dos CRAS em Recife: Análise da realidade à luz do Caderno de Orientações Técnicas sobre o Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) – Volume 1, é fruto da discussão coletiva de um grupo de trabalho composto por analistas dos CRAS. Encontros acontecem mensalmente desde de 2016 e tem representação de titulares e suplência dos 12 equipamentos, totalizando 24 profissionais. Entre as principais propostas citadas no documento estão: o fortalecimento do trabalho articulado em rede, intersetorial e dos serviços que investam no empoderamento das famílias.

A gerente geral do Sistema Único de Assistência Social – Suas, Ângela Oliveira, salientou que a análise atende a uma demanda da gestão no que se refere a uma mudança de paradigma do planejamento. “Estamos apresentando um documento que vai subsidiar o planejamento com metas, indicadores que vão qualificar as atividades das equipes”, avaliou Ângela.

A assistente social, chefe da Divisão dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Andrezza Santos, lembrou que todo o processo de discussões e análises teve a interlocução dos trabalhores. " Esse não é um documento conclusivo, é um embrião, fruto da discussão coletiva, que tem como finalidade o aprimoramento dos processos de trabalhos em prol da ampliação no acesso aos direitos dos usuários da proteção social básica do Recife", destacou Andrezza Santos.                                         

PaIF - O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos.