Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 08.04.19 - 21h10

Prefeitura do Recife lançou 3a edição do #Ondatec, nesta segunda, no Teatro Guararapes

img_alt

Projeto aumentou em mais de 200% o patamar anual de aprovação nas Escolas Técnicas Estaduais e Institutos Federais com os aulões especiais aos sábados (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Mais de 2 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino lotaram, nesta segunda (08/4), o Teatro Guararapes, durante o lançamento da 3a edição do #Ondatec. O projeto consiste na realização de aulões de Português e Matemática para jovens do 9º ano e dos programas de correção de fluxo, como o Travessia e Educação de Jovens e Adultos (EJA), preparando-os para concorrerem às seleções dos cursos das escolas técnicas estaduais e federal.

Na ocasião, o secretário de Educação do Recife, Bernardo d’Almeida, afirmou que o número de aprovados nas seleções das escolas técnicas têm aumentado cada vez mais."Nós estamos muito orgulhosos deste projeto. Para passar na escola técnica, a gente não pode desistir. Os sábados precisam ser destinados aos estudos. O ensino médio de Pernambuco é o melhor do Brasil e ele está esperando por vocês", disse Bernardo aos alunos presentes no evento.

O vice-prefeito Luciano Siqueira e o secretário estadual de Educação do Estado, Fred Amancio, prestigiaram o evento e ressaltaram que o projeto ajuda preparar os estudantes para as escolas técnicas e também para o ensino médio. O estudante Felipe Rodrigues, 14 anos, da Escola Municipal de Ensino Integral Pedro Augusto, disse que se inscreveu no #Ondatec para adquirir mais conhecimentos e conseguir avançar nos estudos. Felipe vai se candidatar a uma vaga no curso técnico de Meio Ambiente na Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra. Ele também quer concorrer a uma vaga na Escola Naval.

Alguns alunos, dos 334 que foram aprovados ano passado nas escolas técnicas, contaram no evento como foi o resultado do #Ondatec na suas vidas. Para Cássia Christine de Souza Silva, 15 anos, que faz o 1º ano de Comunicação Visual, na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista (Macaxeira), o projeto é muito importante pois tem uma metodologia parecida com a da escola técnica, com simulados e plataformas online.”O Ondatec me ajudou bastante com as fórmulas de matemática. Quem se dedicar ao estudo tem grandes chances de entrar em uma escola técnica". Cássia também deu dicas de como escolher a profissão. "Pesquisem, leiam sobre o curso que desejam fazer. Eu fiz isso e tenho absoluta certeza da opção que fiz”, enfatizou.

Para o diretor executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, o evento de hoje foi o pontapé para um ano de muito estudo e trabalho. “Vamos dar mais oportunidades de futuro aos nossos estudantes. Não tenho dúvida que em 2019 teremos mais aprovados do que ano passado”. 

O #Ondatec 2019 inicia as aulas dia 13 de abril e vai até 23 de novembro, com encontros quinzenais, sempre aos sábados das 8h às 12h. Serão um total de 16 encontros nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) Porto Digital (Bairro do Recife), Miguel Batista (Macaxeira), Cícero Dias (Boa Viagem), Professor Lucílo Ávila (Caxangá), ETEPAM (Encruzilhada), Advogado Davi Gil Rodrigues (Jordão) e o Polo Travessia/EJA - Escola Barbosa Lima (Derby). As aulas são ministradas por professores da Rede Municipal de Ensino. 

Até a próxima sexta-feira (12), os alunos ainda podem se inscrever na escola que estudam. O #Ondatec se revelou um sucesso desde a primeira edição, quando registrou um total de 312 aprovações em seleções para cursos, número que representa um aumento de 202% em relação a 2016, quando a rede registrou 103 alunos bem sucedidos nos exames. No ano seguinte repetiu e ampliou o sucesso com 334 aprovações.

Também participaram do lançamento as Bandas de Fanfarras da Escola Municipal em Tempo Integral Paulo VI e da Escola Municipal Lagoa Encantada, o professor Fernandinho Beltrão que fez um aulão, e o professor Walter Pessoa (ETEPAM) que fez paródias musicais juntamente com a banda "Uis Thronxus”.