Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 08.04.19 - 14h38

Secretaria de Saúde do Recife realiza seminário de enfrentamento à sífilis

img_alt

Nesta terça-feira (9), médicos da rede municipal vão discutir formas de abordagem à doença (Foto: Cortesia)

 

Nesta terça-feira (9), a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife realizará o seminário “A atuação dos médicos da Atenção Básica à Saúde na resposta à sífilis: fortalecendo ações de cuidado no território”. O evento, que é promovido em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e tem apoio do Projeto “Sífilis Não”, do Ministério da Saúde, acontecerá no auditório do Banco Central do Brasil, na Rua da Aurora, n° 1.259, Santo Amaro, das 9h às 12h.

Voltado para cerca de 200 médicos da rede municipal e representantes das Diretorias Executivas e das Políticas Estratégicas da Sesau, o encontro visa discutir as formas de abordagem à sífilis (em gestantes, congênita e adquirida), para dar mais segurança aos profissionais nas ações de tratamento da doença. Em outubro de 2018, a Sesau promoveu seminário semelhante, só que voltado a cerca de 500 enfermeiros e técnicos de enfermagem da PCR.

A sífilis é uma doença infectocontagiosa transmitida, principalmente, por via sexual, cujos casos têm aumentado em todo o Brasil. O agente causador é a bactéria Treponema pallidum, e o sintoma mais comum é uma ferida indolor na região genital. A sífilis é uma doença crônica, mas de fácil tratamento com antibióticos.

ENFRENTAMENTO – A Prefeitura do Recife possui 131 unidades de saúde que realizam testagem rápida para sífilis, além dos testes que são feitos em mutirões e eventos como o Carnaval. A Secretaria Municipal de Saúde atua de forma incisiva no pré-natal das gestantes, com uso da penicilina (usada há mais de 70 anos com sucesso contra a sífilis), quando necessário, e também na tentativa de trazer para a rede municipal a população masculina da cidade.