NOTÍCIAS

Esportes | 08.05.11 - 15h23

Prefeitura do Recife realiza atividades de lazer nos abrigos

Círculos Populares atendem crianças e jovens que estão nos alojamentos montados pela PCR

Por Pedro Oliveira

As ações da Prefeitura do Recife para minimizar danos causados pelas chuvas na capital pernambucana têm sido realizadas de maneira intersetorial, envolvendo diversas secretarias e órgãos do município. A autarquia Geraldão está envolvida no trabalho que está sendo realizado nos locais montados pela PCR para acolher os desabrigados, oferecendo atividades recreativas com os educadores do programa Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL), que também estão auxiliando os servidores do IASC nas outras tarefas.

Segundo o diretor-presidente do Geraldão e secretário especial de Juventude, Eduardo Granja, foram feitas algumas reuniões com todos os educadores e coordenadores do CPEL para que fosse planejada uma escala de atendimento a todos os abrigos. “Fizemos uma convocação geral para que pudéssemos atender às crianças e jovens, que estão em grande número nos abrigos. Parte da carga horária dos educadores está sendo cumprida nestes locais, mas eles também se disponibilizaram para trabalhar fora destes horários.”

Em cinco dos seis alojamentos montados pela PCR, que abrigam 1.144 pessoas, estão atuando cinco educadores dos Círculos, sendo dois pela manhã, dois à tarde e um na parte da noite.  Os abrigos atendidos ficam em quatro escolas – Nilo Pereira (Monteiro), Cacique Xucuru (Av. Norte), Maciel Pinheiro (Torre) e Diná de Oliveira (Iputinga) – e a na Arquidiocese da Várzea.

O Geraldão é também um dos pontos de arrecadação de donativos. Além do ginásio, quem quiser contribuir também pode procurar as sedes da Emlurb, CTTU, URB, Guarda Municipal, edifício-sede da Prefeitura, Iasc, Rede de Voluntariado do Recife, Parque Dona Lindu, Parque da Jaqueira, Sítio Trindade, além dos clubes Náutico, Sport e Santa Cruz. Os produtos solicitados para doação são toalha, lençol, material de higiene pessoal e de limpeza, e alimentos não-perecíveis.

Índices Pluviométricos – Segundo o Inmet, o mês de abril chegou ao fim deixando o registro de um recorde para a capital pernambucana em relação às chuvas. Desde 1974, não chovia tanto neste período. A precipitação acumulada chegou a quase 650 milímetros, quase o dobro da média histórica. Mesmo assim, com todo o preparo da equipe da Prefeitura do Recife, não houve registro de incidentes graves até o momento

ASSUNTOS: