NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 08.05.15 - 17h25

Professores da rede profissionalizante do Recife participam de capacitação em técnicas de confeitaria

img_alt

Além de capacitar os profissionais da área, as atividades permitem uma maior interação entre eles. (Foto: Irandi Souza/ PCR)

Maio é o mês das noivas. Por isso, a Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife realizou, nesta sexta-feira (8), uma oficina especial para os professores e instrutores do setor de alimentação da rede. No curso, que aconteceu na Escola Profissionalizante anexa ao Sindicato dos Tecelões, no bairro dos Coelhos, foram repassadas técnicas de confeitaria para bolos de casamento.

A aula foi ministrada pelos professores de confeitaria Erimar Mendes e Maria dos Prazeres, que trabalham nas Escolas Profissionais Dona Olegarinha e Engenheiro Antônio Bezerra Baltar, respectivamente. Além de capacitar os profissionais da área, as atividades permitem uma maior interação entre eles. "A troca de experiências vale muito a pena. Como cada escola fica em uma comunidade, não temos muito contato com os colegas. Com essas oficinas estamos compartilhando ideias e aprendendo", afirmou Leandro Pessôa, ex-aluno e professor de confeitaria, há um ano, na Escola Profissionalizante anexa ao Sindicato dos Tecelões.

E se engana quem imagina que apenas professores mais novos participam das oficinas. Para Maria de Fátima da Silva, professora de confeitaria há mais de 30 anos, sempre há novas técnicas para serem aprendidas. "A culinária é muito dinâmica, por isso, momentos de troca de experiências como este são sempre muito bons", afirma. Ela e Leandro serão os responsáveis pela próxima oficina que será realizada no próximo dia 29, sobre bolos e cupcakes.

As atividades fazem parte de uma programação elaborada pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, que iniciou as capacitações no último mês de março. Já foram realizadas oficinas de trufas e chocolates, doces finos e culinária pernambucana. Até o próximo mês, os professores participarão das capacitações de bolos e cupcakes, culinária vegetariana e pizza.