NOTÍCIAS

Esportes | 08.05.17 - 16h01

Jogos Paralímpicos do Recife garantem mais inclusão e estímulo à prática esportiva

As inscrições já estão abertas para categorias como atletismo, basquete em cadeira de rodas, natação e muito mais nessa competição promovida pela Prefeitura do Recife

 

Foi dada a largada para os Jogos Paralímpicos do Recife. Voltada para as pessoas com deficiência, a programação será entre os dias 9 e 11 de junho e está recheada de atividades esportivas para todos os gostos e idades. As inscrições já estão abertas para os interessados, seguindo até o dia 31 de maio. Os Jogos Paralímpicos do Recife são uma realização da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, em parceria com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Governo de Pernambuco.

Atletismo, bocha, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e badminton são as modalidades ofertadas. No primeiro dia da programação, haverá a cerimônia de abertura no Compaz Ariano Suassuna, que fica no Cordeiro. Lá também acontecerão todas as competições, com exceção do atletismo, que será no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem.

Podem participar homens e mulheres com deficiência física, visual e/ou intelectual, com idade mínima de 12 anos, mas é necessário respeitar as restrições de idades e categorias. De 12 a 14 anos, Estudantil – Atletismo, Bocha, Natação e Tênis de Mesa; de 15 a 17 anos, Estudantil – Atletismo, Bocha, Natação e Tênis de Mesa; e na categoria Aberta - Atletismo, Bocha, Badminton, Natação, Vôlei Sentado, Basquete Cadeiras de Rodas e Tênis de Mesa.

Especificamente para a categoria Estudantil, é necessário que o paratleta esteja matriculado em uma escola municipal, estadual ou privada, ou ainda ser participante de programas esportivos para pessoas com deficiência desenvolvidos pela Prefeitura do Recife. 

Além de estimular a prática esportiva para pessoas com deficiência, os Jogos Paralímpicos utilizam a prática esportiva como fator de inclusão social, integração e intercâmbio sociocultural e esportivo entre as pessoas com deficiências. Os vencedores serão agraciados com medalhas e troféus, de acordo com a modalidade e categoria competida. 

Interessados em se inscrever podem procurar a Secretaria Executiva de Esportes, que fica no térreo edifício-sede da Prefeitura do Recife. É possível obter mais informações entrando em contato com a Gerência de Esportes de Rendimento do Recife, pelo telefone 99488-6310 ou enviando um email para gustavo.arruda@recife.pe.gov.br.

 

Cronograma:

 

Inscrições: até 31 de maio;

Abertura dos Jogos Paralímpicos: 9 de junho - Compaz Cordeiro;

Competição atletismo: 10 e 11 junho - Santos Dumont;

Basquete em Cadeira de Rodas: 10 de junho - Compaz Cordeiro;

Demais modalidades: 10 e 11 de junho - Compaz Cordeiro