Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 08.05.18 - 15h01

PCR e Senai iniciam cursos na área de administração para ex-usuários de drogas e pessoas em vulnerabilidade

Nesta turma, 25 alunos foram contemplados com o curso de gestão de pessoas e também poderão fazer a formação continuada na área de gestão de qualidade

 

Vinte e cinco pessoas em situação de vulnerabilidade social e ex-usuárias de drogas iniciaram, nessa segunda-feira (7), um curso de gestão de pessoas oferecido por meio de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife (SDSJPDDH), através do Programa Integra Recife, que é conduzido pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod). A formação de 40 horas/aula, realizada no Senai de Santo Amaro, será complementada com um curso de gestão de qualidade, com a mesma carga horária.

Juliana Gouveia, técnica de Inserção Social e Produtiva da Sepod Recife, disse que a capacitação será um diferencial no currículo da turma. “O curso de gestão de pessoas é muito procurado pelos alunos porque lhes dá a possibilidade de trabalhar na área administrativa. Essa formação, junto com o curso de gestão de qualidade, fará toda diferença na hora que eles forem procurar emprego”.

A aluna Rosane Ribeiro disse que o curso chegou para ela como uma oportunidade para fazer diferente e se dedicar a uma nova área. “Fiz o curso de técnica de enfermagem, mas nunca consegui trabalhar na área. Tive muitos problemas e fiquei desempregada. Agora eu quero uma nova oportunidade para recomeçar, conseguir um emprego e tocar a vida pra frente”, destacou Rosane.

INSERÇÃO - O Programa Integra Recife é a parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas responsável pela inserção social e produtiva de ex-usuários de drogas através da elevação de escolaridade, qualificação profissional, encaminhamento para retirada de documentos básicos e cadastro na Agência de Emprego. O programa já ofereceu 225 vagas de qualificação profissional e aperfeiçoamento em parceria com o Senai, somente este ano. Em 2017, foram ofertadas mais de 600 vagas em cursos profissionalizantes e 200 vagas em cursos de aperfeiçoamento profissional no modo presencial, além de mil vagas no modo de Educação a Distância (EAD).