Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 08.05.18 - 10h42

Profissionais da PCR participam de curso sobre prevenção ao uso abusivo de drogas

img_alt

O Pró-Transforma reuniu funcionários de diversas secretarias para atuar em seus espaços como agentes de transformação social (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Profissionais de diversas secretarias da Prefeitura do Recife participaram, nesta segunda-feira (7), no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, da primeira aula do curso Pró-Transforma, que visa a prevenção ao uso abusivo de drogas. A formação é oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, através da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), e faz parte do Programa Mobiliza Recife, que é a parte de prevenção do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas.

Nesta primeira edição, funcionários de diversas secretarias atuantes no Compaz Eduardo Campos participam da formação, que tem carga horária total de 20 horas/aula. Estiveram presentes na primeira aula representantes das Secretarias da Mulher, de Saúde, Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, entre outros. O curso traz conteúdos programáticos baseados no tripé autonomia, interdependência e posteridade.

De acordo com o secretário-executivo de Políticas sobre Drogas do Recife, André Sena, a capacitação é importante para que os servidores sejam agentes de transformação do território em que estão inseridos. “Aqui, não vamos falar sobre drogas. A gente entende que trabalhar com prevenção às drogas é falar, principalmente, sobre perspectiva de vida. O que a gente quer aqui é que os profissionais entendam que podem ser transformadores sociais”, explicou o secretário.

A gerente do Compaz Eduardo Campos, Juliana Novaes, falou sobre a importância desse tipo de formação para funcionários do serviço público. “Quando montamos a turma, fizemos questão de colocar profissionais de todas as secretarias envolvidas no Compaz para que eles conhecessem o trabalho da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas e aprendessem a lidar com o usuário de drogas no dia a dia, para que pudéssemos trabalhar com uma rede integrada de serviços”, destacou a gerente.

PREVENÇÃO – O Programa Mobiliza Recife é a parte de prevenção do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas e atua em diversas esferas da sociedade como, por exemplo, nas comunidades, por meio dos Comitês Locais, que ouvem as demandas dos territórios para fazer os devidos encaminhamentos. O Mobiliza Recife atua também nas escolas públicas por meio do Projeto Descolado, sensibilizando os estudantes na prevenção ao uso de drogas. A atuação junto aos profissionais da Prefeitura do Recife, por meio do Pró-Transforma, é a parte mais nova do Mobiliza Recife.