NOTÍCIAS

Cultura | 08.06.11 - 18h20

Mercados públicos são animados por emboladores, violeiros e trios de pé-de-serra

O São João do Recife 2011 tem programação especial para os mercados públicos da Cidade durante todo o mês de junho. Neste fim de semana, os mercados da Madalena, Boa Vista e Encruzilhada serão animados por emboladores, repentistas e trios pé-de-serra. A programação preparada pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, valoriza a tradição dos cantadores e violeiros, conhecidos pelo improviso de versos. As apresentações têm início ao meio-dia, proporcionando uma oportunidade de entretenimento cultural durante as compras ou o almoço nos mercados.

Nesta sexta (10), quem for ao Mercado da Madalena poderá acompanhar o duelo entre os emboladores Barra Mansa e Caetano da Ingazeira. Ao som enérgico do pandeiro, a dupla cria versos rápidos do chamado coco de embolada. Em seguida, a zabumba, a sanfona e o triângulo ditam o ritmo do forró pé-de-serra. No sábado (11), a diversão fica por conta dos violeiros Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa, que apresentam seus repentes. A programação encerra com recital do cordelista Marcos Passos.

No Mercado da Boa Vista, a sexta (10) começa com a dupla de violeiras Mocinha e Santinha Maurício, seguida de Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa, responsáveis pelo repente, tradição nordestina que remonta aos trovadores medievais. No sábado (11), a batida da embolada é levada por Pena Branca e Passarinho e a cantoria nordestina por Santinha Maurício e Manuel Miguel. Já o Mercado da Encruzilhada tem sábado (11) animado pela viola de Sebastião Barreto e Manoel Domingos.