NOTÍCIAS

Cultura | 08.06.11 - 16h01

Quintas Técnicas apresenta Experiências com ITIL

As experiências de uso da Metodologia ITIL aplicadas pela Rhino Consulting serão apresentadas nesta quinta-feira (09)

A Metodologia ITIL - Information Technology Infrastructure Library (Biblioteca de Serviços de Infraestrutura de Tecnologia da Informação), que é um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de Tecnologia da Informação (TI) será o tema abordado esta semana no Projeto Quintas Técnicas. Excepcionalmente, a edição de Maio será realizada nesta quinta-feira (09), às 8h30, no auditório da Emprel.

O palestrante convidado será Pier Roberto Riboni, Diretor da Rhino Consulting, empresa focada em gestão de serviços e governança de TI. Riboni é ITIL Expert e possui todas as certificações da carreira internacional de ITIL.

A ITIL lida com estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI, apresentando um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional, tendo em vista alcançar o alinhamento estratégico com os negócios.

A metodologia aborda o conceito de uma qualidade prevista, acordada, medida e gerenciada, o que é um grande desafio, que somente pode ser tratado mediante a visão de uma lista de serviços completa e acurada: o Catálogo de Serviços.

Mais do que uma ferramenta de controle e gerenciamento de qualidade, os catálogos de serviços são ferramentas versáteis e o principal mecanismo de alinhamento entre a atuação da TI e os objetivos de negócio.