NOTÍCIAS

| 08.06.15 - 18h14

Agentes Comunitários de Saúde do Recife são capacitados para atender a pessoa com deficiência

img_alt

Mais de 500 ACS foram treinados e a meta é atingir 2 mil agentes nos oito distritos sanitários. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Nesta tarde de segunda-feira (08), no auditório do Edifício sede da Prefeitura do Recife, 120 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Distrito Sanitário I - que abrange os bairros Boa Vista, Cabanga, Coelhos, Ilha do Leite, Ilha Joana Bezerra, Paissandu, Recife, São José, Santo Amaro, Santo Antônio, Soledade -, passaram por uma capacitação promovida pela Secretaria de Saúde do Recife. Os agentes estão sendo preparados para a lidar com as pessoas com deficiência.

Paulo Fernando, chefe de Divisão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, falou sobre o acolhimento das pessoas com deficiência, da necessidade de usar a nomenclatura adequada para não menosprezar e não tratar essa população como doente. Ele destacou ainda, a capacidade de adaptação dessas pessoas. "Cada um tem que ser avaliado individualmente, não se pode generalizar e dizer que não são capazes, porque elas conseguem se adaptar diante das situações", avaliou Paulo Fernando.

A ACS Genilda Bezerra, do Distrito Sanitário I contou o exemplo ocorrido em sua comunidade de um homem que queria ser jogador de futebol e se tornou técnico. Com deficiência de coordenação motora,  ele trabalha no Centro Social dos Coelhos. "Eles conseguem se adaptar e nós precisamos observar e facilitar a vida dessas pessoas no âmbito da saúde", salientou a agente. 

Mais de 500 ACSs foram capacitados este ano e a meta é envolver 2 mil profissionais de todos os distritos sanitários com a proposta de fortalecer a Política de Saúde da Pessoa com Deficiência no Recife e promover os direitos desse público.  O treinamento estimula o profissional, a partir do conhecimento das políticas públicas para as pessoas com deficiência, qualificar o atendimento dentro da Rede de Saúde do Recife.