Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 08.06.17 - 15h11

Aluna de escola dos Torrões vai representar a rede municipal de ensino do Recife em concurso estadual de leitura

img_alt

Lindsiy Almeida, da Escola Municipal Profª Elizabeth Sales Coutinho, foi escolhida para disputar o 7º Concurso Estadual Ler Bem, promovido pela ASPA (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

A estudante Lindsiy Cristine Almeida de Jesus, 9 anos, da Escola Municipal Profª Elizabeth Sales Coutinho, nos Torrões, vai ser a representante da rede de ensino do Recife no 7º Concurso Estadual Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA). A escolha aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), no auditório da entidade, em Boa Viagem, e reuniu os seis alunos finalistas das escolas municipais representantes das seis Regiões Político Administrativas do Recife (RPAs).

O evento contou com a participação do secretário de Educação, Alexandre Rebêlo, que saudou a iniciativa das empresas privadas ao reconhecer o valor da educação e da construção do conhecimento enquanto construção coletiva de um futuro com mais oportunidades. Ao se dirigir aos alunos e desejar boa sorte na disputa, ressaltou que o maior prêmio daquele dia eram o esforço e o hábito da leitura. “Através dos livros, vocês podem viajar também para o mundo inteiro”, incentivou.

O concurso, que visa o estímulo à leitura e formação de leitores, conta com a participação de unidades municipais de mais de 100 cidades pernambucanas, com alunos na faixa etária dos oito aos dez anos. A próxima etapa, entre julho e agosto, irá selecionar três estudantes de cinco regiões do estado: Sertão, Agreste, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife. Estes 15 vencedores disputam a grande final, que acontecerá em outubro. 

No caso do Recife, foram 74 estudantes selecionados pelos professores de 74 escolas. No ano passado, a cidade disputou com 54 escolas e Larissa Guedes, à época com de 9 anos e estudante da Escola Municipal Alto da Bela Vista, no Totó levou para casa o primeiro lugar geral na competição estadual. Durante o evento, ela deu seu testemunho aos colegas e falou da importância do concurso para seu desenvolvimento pessoal. “Gosto de ler histórias, notícias e poesia. Durante o concurso eu lia para os meus pais e pude conhecer muitos colegas de outras escolas”, ponderou.

O teste final desta quinta-feira (8) contou com a leitura de capítulos sorteados do livro O Segredo da Amizade, de Wagner Costa. Quando subiu ao palco, a estudante Lindsiy Cristine Almeida de Jesus, 9 anos, arrancou entusiasmados aplausos da plateia ao apresentar – antes mesmo de sua leitura obrigatória – sua vizinhança sob formato de Cordel. Nele, o bairro de Torrões, onde ela estuda na Municipal Profª Elizabeth Sales Coutinho, é resgatado em seu valor histórico e sentimental. “Todos os que chegaram aqui são vencedores. O importante não é vencer, mas participar”, incentivou a estudante em seu discurso de agradecimento. Os seis finalistas foram premiados pela Secretaria de Educação com kit de livros, além de dois ingressos e um combo família de pipoca e refrigerante para assistir, no próximo sábado, ao filme "As aventuras de Ozzy".