NOTÍCIAS

Cultura | 08.06.17 - 19h21

Geraldo: "Vamos contar com os grandes talentos da nossa terra e juntos fazer o São João mais bonito que o Recife já teve"

img_alt

Na tarde desta quinta (8), o prefeito anunciou a programação oficial do Ciclo Junino 2017 que vai contar com mais de 20 dias de festa, incluindo procissão, espetáculo musical, concurso de quadrilhas juninas e shows em 35 arraiais. (Foto: Andrea Rego Barros/PCR)

 

 

O Recife terá por mais um ano um dos maiores festejos nordestinos. De hoje (8) até o dia 1º de julho, acontece o Ciclo Junino do Recife, que vai tomar conta de vários locais do município com 35 arraiais, apresentações de trios de forró e uma grade de shows 100% composta por artistas locais. A programação conta também com concurso de quadrilhas juninas, procissão e comidas típicas. O prefeito Geraldo Julio detalhou a programação do São João do Recife na tarde desta quinta-feira (8), em coletiva de imprensa, onde também destacou a satisfação de por mais uma vez priorizar a participação dos artistas da terra.

 

"Vai ter o São João no Recife, um São João 100% pernambucano, com os nossos artistas se apresentando, uma festa que vai ocupar 35 locais da nossa cidade, dando oportunidade das pessoas  brincarem, se divertirem, ter um momento de lazer e diversão. É também uma oportunidade para quem trabalha e espera o São João para fazer sua renda. Estamos valorizando os artistas, a nossa cultura, o que temos de mais valioso", declarou o prefeito Geraldo Julio.

 

Os festejos juninos já iniciam nesta quinta (8), na tradicional Caminhada do Forró, que sai da Rua da Moeda e vai até o Arsenal com um cortejo de sanfoneiros. A festa do ciclo junino segue até o dia 1º de julho, com os arraiais dos vencedores do Eu Amo Minha Rua, concurso de decoração Junina - criado pela Prefeitura do Recife para estimular a confraternização entre vizinhos - e a verdadeira festa de rua em todos os cantos da cidade. O Sítio Trindade se destaca como o principal cenário desta grande festa e recebe três focos de animação: a Sala de Reboco, o Pavilhão das Quadrilhas e o palco principal, por onde passarão exclusivamente atrações locais, como os homenageados deste São João, Cristina Amaral e Edmílson do Pífano.

 

O presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha, detalhou um pouco dos locais onde a festa vai se espalhar. "Vai ter festa também em nove arraiais de bairro montados pela prefeitura. Na Lagoa do Araçá, Campo Grande, Ibura, Totó, Cordeiro, Santo Amaro, Bongi e Vila Tamandaré. Nesses bairros a festa acontecerá entre os dias 23 e 24, em Brasília Teimosa, será no dia 29. Ao longo de todo o mês de junho  outros 15 arraiais tradicionais espalhados pela cidade terão apoio da prefeitura para fazer a festa, em dias alternados, nos bairros da Iputinga UR-2, Arruda, Alto José Bonifácio, Madalena, Campina do Barreto, Mustardinha, Casa Amarela, Morro da Conceição, Cajueiro, Mangabeira, Várzea, Três Carneiros e Córrego do Euclides", explicou.

 

A programação junina vai ocupar ainda a Escola Professor Jordão Emerenciano, no Ibura, onde haverá apresentação de quadrilhas, e os dois Centros Comunitários da Paz (COMPAZ), construídos pela Prefeitura do Recife para multiplicar sonhos e mudar vidas no Alto de Santa Terezinha e no Cordeiro.

 

“O São João é uma festa da família, da comunhão com amigos, entre vizinhos, celebrando nossas tradições populares mais autênticas. A programação ganha as ruas hoje e é de todos os recifenses”, diz Leda Alves, secretária de Cultura do Recife.

 

SOLIDARIEDADE E  FORRÓ - Incrementando a programação do mês, amanhã (9), será realizada mais uma edição do Baile dos Namorados, festa beneficente que já virou tradição junina vai embalar os casais apaixonados com muito forró e que terá como atrações: Elba Ramalho, Santanna, Eliane e Trio de Mala e Cuia. A festa deste ano será novamente no Arcádia do Paço Alfândega, a partir das 21h desta sexta.

 

O último domingo de junho terá um grande arraial a céu aberto, no bairro do Recife, que das 7h às 18h abriga mais uma edição especial do Recife Antigo de Coração, projeto da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, que terá sua programação toda dedicada aos santos juninos. No polo musical, montado em frente ao Marco Zero, a programação será aberta pelo Festival de Dança da Pessoa Idosa, com a participação do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Às 10h, vai ter Arraial Solidário com o show de Salatiel de Camarão. À tarde, o palco recebe Muniz do Arrasta Pé e o cantor Daniel Bento. Esta edição do projeto contará ainda com um palco a mais, especialmente montado para o São João, em frente ao Museu Cais do Sertão. No polo Arraial do Cais, o cantor André da Macambira comanda a festa.

 

Nos dias 28 e 29, o Pátio de São Pedro celebra seu padroeiro com muitos shows e apresentações. No dia 29, o santo será festejado também pelos pescadores, com uma procissão no bairro de Brasília Teimosa, que já soma mais de 50 anos de tradição. No dia 30, a Festa do Fogo encerra a programação no Pátio de São Pedro, numa homenagem a Xangô.