Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 08.06.20 - 11h57

Prefeitura do Recife chega a 100 leitos de UTI abertos nos últimos dias

img_alt

Desde a última quinta (4), Prefeitura do Recife vem ativando diariamente novas vagas de UTI. Hoje, o Prefeito Geraldo Julio anunciou mais 16 leitos no Hospital da Mulher do Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife abre, nesta segunda-feira (8), mais 16 vagas de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, chegando a marca de 100 leitos abertos desde a última quinta-feira (4), nos hospitais de campanha municipais criados para atender pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19. A abertura de mais leitos foi possível graças a chegada de dois carregamentos com mais de 100 respiradores na última semana. Com isso, são 228 unidades de terapia intensiva municipais prontas para dar assistência a pacientes em estado grave. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio na manhã desta segunda. 

“Hoje, estamos abrindo mais 16 novos leitos de UTI para pacientes com covid-19 no Hospital da Mulher. Nos últimos dias, abrimos 100 novos leitos de terapia intensiva e esse esforço não vai parar porque foi esse trabalho conjunto da Prefeitura do Recife com o Governo do Estado que permitiu zerar a fila para UTI em nosso estado. Vamos dar continuidade a esse trabalho para garantir que todas as pessoas que tenham a forma grave da doença possam ter o atendimento hospitalar adequado”, destacou o gestor.

O Hospital da Mulher do Recife foi a primeira unidade municipal a ter leitos para pacientes com covid-19, no dia 30 de março, quando foram abertas as primeiras UTIs específicas para enfrentamento à pandemia, na área interna do hospital. No dia 24 de abril, a Prefeitura do Recife abriu o hospital de campanha que funciona na área externa do HMR. Cerca de 500 pessoas já se internaram lá desde então, e mais de 300 já tiveram alta. Agora, a unidade passa a ter 196 leitos para pacientes com covid, sendo 46 UTIs e 150 enfermarias em funcionamento.

Com isso, a Prefeitura do Recife atinge a marca de 880 leitos para covid-19 ativos - 228 de UTI e 652 de enfermaria. Mais de 9.700 pessoas foram atendidas nos sete hospitais de campanha municipais e nas outras duas unidades que têm leitos da Prefeitura para pacientes com covid-19. A estrutura já propiciou mais de três mil internações, e mais de 1.400 pessoas já tiveram alta. 

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, comentou o fato de o Estado começar a semana com a fila de espera por leitos de UTI zerada. “Isso é um marco ao longo de toda essa pandemia. É importante esclarecer que a fila zerada é quando todo paciente que tem condição de transferência e precisa ir para uma unidade de terapia intensiva tem a vaga garantida imediatamente. Com mais leitos de UTIs como os anunciados hoje, nós damos um passo importante na busca de redução na taxa de ocupação e nos preparativos para enfrentamento de novas ondas de contaminação que possam surgir. Esse é o próximo passo significativo que deve ser perseguido ao longo dos próximos dias”, ressaltou Jailson Correia.