Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 08.07.16 - 10h49

Mutirão realizado no Hospital da Mulher reduz fila de espera por cirurgias

Mulheres estão sendo operadas para retirada de sinais, lipomas e cistos

 

A Prefeitura do Recife está cumprindo mais uma etapa do compromisso de redução das filas de espera por pequenas cirurgias. Cerca de 400 pacientes serão operadas no Hospital da Mulher do Recife, no Curado, até o próximo domingo (10). Os procedimentos envolvem pequenas cirurgias plásticas e pequenas intervenções para retirada de sinais, lipomas (tumores benignos) e cistos. Hoje (sexta-feira), é o segundo dos três dias de mutirão que segue até o dia 10(06, 08, 09 e 10/07), sempre a partir das 9h. 

A cada dia, estão sendo realizadas mais de 100 consultas. As mulheres passam por uma triagem e, caso se confirme a necessidade do procedimento, a cirurgia é feita no mesmo dia. "Essas usuárias estavam na fila de espera e o mutirão resolve de forma mais rápida a demanda por esses procedimentos”, afirma Isabela Coutinho, diretora geral do Hospital da Mulher do Recife que tem a gestão da Organização Social do Hospital do Câncer de Pernambuco. 

Etapas – Este é o segundo mutirão de pequenas cirurgias realizado no Hospital da Mulher do Recife, desde que a unidade foi inaugurada, em maio deste ano. Da última vez, 120 mulheres passaram pelo procedimento, que aconteceu nos dias 18 e 19 de junho passados. Com a continuidade dos mutirões cirúrgicos, a Prefeitura do Recife espera reduzir a fila de espera em até 90%. 

A diretora Isabela Coutinho lembra que os procedimentos serão realizados com os usuários que estão na fila de espera. Para agendar qualquer cirurgia, a paciente  deve procurar a unidade de saúde a qual é vinculada para ser cadastrada no sistema de regulação. A chamada é realizada por meio do número de telefone informado.