NOTÍCIAS

| 08.08.14 - 09h15

Atividades marcam o encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Evento começou na última sexta-feira e aconteceu em várias unidades de saúde. (Foto: Irandi Souza/PCR)

A programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno terminou, nesta quinta-feira (7), na Escola Municipal Antônio Farias Filho, com palestras e apresentações culturais sobre o incentivo à amamentação. A edição deste ano teve como tema Aleitamento Materno: um ganho para toda a vida, e começou na última sexta-feira (1º), com atividades desenvolvidas em várias unidades de saúde do Recife.

Uma apresentação de coral dos alunos do 3º ano da Escola Municipal Jardim Uchôa abriu o último dia de atividades, seguida de uma palestra sobre a importância da amamentação para as mães. Os estudantes também prepararam um momento cultural, com declamações de poemas.

As Escolas Potiguar Matos, Vila São Migual, Jardim Uchôa e Antônio Farias receberam a placa Escola Amiga da Criança, pelo engajamento na campanha e na atenção à saúde das crianças. “Só aqui são 240 alunos, que ficam felizes em aprender mais sobre a importância da amamentação”, disse a gestora da Escola Antônio Farias, Carla Silva.

Ontem à tarde, cerca de 25 gestantes acompanharam, na Policlínica Professora Naíde Regueira Teodósio, no Pina, a exibição do filme ‘Amamentação: muito mais do que alimentar a criança’. As futuras mães participaram ainda de uma roda de conversa de conversa sobre a importância do ato. “Entre outros benefícios, o leite materno funciona como uma vacina prevenindo riscos à saúde da criança e da mãe”, explicou a médica especialista em gravidez de alto risco, Conceição Araújo.

As grávidas receberam também orientações sobre a saúde bucal dos bebês. “Desde que o bebê nasce deve ser amamentado, o estímulo leva o crescimento da mandíbula e o contato dos lábios com a pele da mãe o crescimento dos dentes”, disse a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas da policlínica, Maria Cristina Tavares.

Grávida de 5 meses, Juliana das Merces Silva saiu satisfeita do evento. “Foi muito importante e esclarecedor o que aprendemos hoje. Na minha primeira gravidez eu tive hemorragia e hoje eu pude tirar dúvidas para evitar que isso aconteça novamente”, afirmou.