Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Cultura | 08.08.16 - 07h45

Mais de cem acessórios de dança são doados para alunas e alunos do Compaz

img_alt

Entrega aconteceu no final da manhã deste domingo (7), durante encerramento da 13a Mostra Brasileira de Dança. (Foto: Lu Streithorst/PCR)

 

Mais de cem itens de dança, como collants, sapatilhas e meias-calças, foram entregues no final da manhã de hoje no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. As doações são parte da campanha "Adote uma bailarina ou um bailarino", mobilizada durante a 13a Mostra Brasileira de Dança (MBD). O encerramento do evento  foi no Compaz, com a Dança Solidária, que contou com 12 apresentações, realizadas por companhias de dança do Recife e professores de dança do Compaz. O equipamento tem 120 alunas e dois alunos de balé. Cerca de 500 pessoas prestigiaram o evento.

 

"Nunca tive uma sapatilha. Vou usar agora nas aulas", disse Marina Souza, 9 anos, aluna de Balé Clássico do Compaz, radiante com o acessório nas mãos. "Me sinto bailarina quando coloco a sapatilha", falou Ester Galdino, 9 anos. "Tenho um orgulho danado em ver Ester toda vestida. A dança é uma oportunidade de tirar as crianças da rua, de proporcionar conhecimento, responsabilidade e prazer", disse Simone da Silva, mãe da pequena Ester.

 

Para o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, "são ações como essas que exemplificam a cidade que queremos: mais unida, integrada". "Esse equipamento vem transformando a vida das pessoas e proporcionando parcerias e encontros com pessoas de diversas camadas sociais", declarou.

 

Fátima Freitas, da academia que leva seu nome, em Boa Viagem, defende a dança como algo democrático. "É muito interessante participar de eventos como esse. É fundamental que a gente leve a dança para todos", ressaltou.

 

O resultado da campanha surpreendeu e empolgou quem estava à frente das arrecadações.

"Conseguimos um número interessante, visto que não temos essa cultura de doar tão forte aqui no Brasil. Foi um começo muito significativo pra gente, em ver também os bailarinos ficaram super engajados com a campanha. Gente que dançou em Joinville e trouxe material para cá. De figurino a peças avulsas. Sem falar do público espontâneo, que comprou e levou nos locais de arrecadação. A gente tá muito feliz com o resultado da campanha, pretende continuar e sabemos que podemos fazer a diferença", analisou Íris Macedo, diretora da MBD.

 

Se apresentaram na Dança Solidária a Maysa Club, Grupo Ária Clássico, Cia de Dança Baby Johari, Cia Ballet Fernando D'Angelo, Cia de Frevo do Recife, Danças Urbanas, Grupo de Jazz Heloisa Duque, Maracatu Rural Cavalo Marinho, além das bailarina do Compaz. Os professores do Compaz de Dança de Salão (Valdeck Farias), Dança do Ventre (Ana Karolina) e de Tenchi Tessen - A arte do leque (Antônio Cavalcanti e Ilka Costa) também participaram do evento.

ASSUNTOS: