Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 08.08.17 - 12h28

Palestra destaca importância do legado de Roberto Burle Marx para o paisagismo

 

A coordenadora do Laboratório de Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Rita Sá Carneiro, ministrou, na noite desta segunda (7), palestra com o tema “O legado de Roberto Burle Marx e os desafios da educação patrimonial”. A atividade foi realizada pelo Rotary Casa Amarela e aconteceu no Salão Paroquial da Igreja de Casa Forte, dentro da programação da Semana Burle Marx 2017, iniciativa da Prefeitura do Recife que marca o aniversário do arquiteto, paisagista e artista plástico, responsável pelos projetos de diversas praças e jardins na capital pernambucana.

A Semana Burle Marx 2017 é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, instituída pela Lei Municipal nº 17.571/2009, de autoria do então vereador e hoje vice-prefeito, Luciano Siqueira. A programação do evento, que chega a sua 9ª edição, vai até o dia 14 de agosto, incluindo curso, palestras, lançamento de aplicativos, passeio turístico e ação educativa. “Para Burle Marx, o jardim é um instrumento artístico e ambiental. É uma grande honra para a cidade ter um conjunto de áreas verdes projetadas por ele protegidas como patrimônio nacional”, afirma a professora Ana Rita Sá Carneiro.

A especialista diz que Burle Marx chegou ao Recife em 1934 e, por indicação do arquiteto Lúcio Costa, assumiu a direção do Setor de Parques e Jardins do Governo do Estado. “Daí até 1937, ele criou 13 jardins públicos. No total foram 58 projetos públicos e privados no Recife, 124 no Nordeste, 460 no Brasil e 62 em outros países”, acrescenta. O aniversário do paisagista é comemorado no dia 4 de agosto.

Para a presidente do Rotary Casa Amarela, Iêda Freitas, Burle Marx deixou uma importante marca no Recife. “Como instituição que se preocupa com a preservação da natureza do meio ambiente, estamos homenageando um grande paisagista e ambientalista. Um de seus primeiros projetos no Recife foi a praça de Casa Forte, bem aqui do nosso lado”, afirma. Na ocasião, foi lançado o Aplicativo de Educação Patrimonial – Patrimônio PE, que traz informações sobre o paisagista e detalhes dos espaços públicos projetados por ele. O aplicativo foi desenvolvido pelo produtor cultural Sandro Lins, com verbas do Funcultura.

COMITÊ - O Comitê Burle Marx surgiu inicialmente com a missão de construir a Semana Burle Marx, instituída pela Lei nº 17.571/2009, de iniciativa do atual vice-prefeito Luciano Siqueira, em seu mandato de vereador. Atualmente o Comitê, além de elaborar iniciativas para a comemoração do aniversário de Burle Marx, atua na linha da educação patrimonial.

Coordenado pelo Gabinete do vice-prefeito, o Comitê é formado por CAU-PE, Emlurb, Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Fundarpe, IAB, Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Museu da Cidade do Recife, Mamam, Oráculo Consultoria e pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente; Educação; Mobilidade e Controle Urbano; e Turismo.

JARDINS HISTÓRICOS – A cidade do Recife, de forma inédita no Brasil, adotou, em 2015, o conceito da Carta de Florença, editada pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, e pelo Comitê Internacional de Jardins e Sítios Históricos, em 1981. A iniciativa significou a transformação de 15 áreas verdes projetadas por Roberto Burle Marx em patrimônio histórico e ambiental do Recife. O prefeito Geraldo Julio assinou o decreto que instituiu os espaços como os primeiros Jardins Históricos da cidade, uma das novas categorias previstas no Sistema Municipal de Unidades Protegidas (Smup).

Os jardins contemplados foram projetados pelo paisagista entre 1934 e 1937, ao trabalhar na capital pernambucana. São eles: praças de Casa Forte, Euclides da Cunha, República e Jardim do Campo das Princesas, Derby, Salgado Filho, Faria Neves, Pinto Damaso, Entroncamento, Chora Menino, Maciel Pinheiro, Dezessete, Artur Oscar, Jardim da Capela da Jaqueira e os largos da Paz e das Cinco Pontas.



PRÓXIMOS EVENTOS DA SEMANA BURLE MARX 2017



Sábado (12) - 14h

Programa Olha Recife da Secretaria de Turismo - Circuito Burle Marx –

Local: Praça do Arsenal


Sábado (12) – 15h

Ação educativa: “Os Jardins de Burle Marx – oficina de aquarela botânica para crianças”

Local: Museu da Cidade do Recife


Segunda (14) - 14h

A Fundarpe promove o lançamento do Projeto do Funcultura Jardins de Burle Marx

Local: Teatro Arraial Ariano Suassuna - Rua da Aurora, 457, Boa Vista