Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 08.08.17 - 11h05

PCR e Fundação Bernard Van Leer firmam nova parceria para crianças no Compaz Eduardo Campos

img_alt

Investimento será voltado para estrutura e equipamentos pensados especialmente para crianças de 0 a 6 anos (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Há muitos anos operando no Brasil, a Fundação Bernard Van Leer firmou nova parceria com a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Segurança Urbana. Desta vez, as ações são voltadas para crianças da primeira infância, ou seja, de 0 a 6 anos. Os beneficiados são os moradores da Zona Norte da cidade, que frequentam o Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. A instituição vai investir R$ 5,5 milhões no Recife e o equipamento municipal foi um dos contemplados dentro deste valor. As intervenções devem começar e setembro. Dois executivos da Fundação visitaram o Compaz Eduardo Campos hoje pela manhã.

“A Fundação vai chegar com uma nova iniciativa de fazer rotas seguras no Compaz. De melhorar as calçadas, de fazer um local de acolhimento das mulheres para amamentar seus filhos, parquinho para as crianças, entre outros. Com isso, a gente empodera mais ainda esse equipamento no Alto Santa Terezinha para que ele seja uma referência nacional de cultura de paz, cidadania e, principalmente, de redução da violência urbana”, revelou Murilo Cavalcanti, Secretario de Segurança Urbana do Recife.

Leonardo Yanez, representante para America Latina da Fundação Bernard Van Leer, explicou que o foco deles pelo mundo –estão presentes em mais de 25 países- é a primeira infância. “Nossa experiência mostrou que o desenho urbano tem um impacto muito grande sobre a violência nas comunidades e o desenvolvimento infantil. O Compaz é uma solução social que traz junto muitos serviços de apoio para a comunidade. E vemos aqui famílias com crianças pequenas fazendo uso dessas facilidades. Então, essa nova parceria é para inovar com ideias de como criar, por exemplo, praça para crianças pequenas, parquinho, área verde com hortas verticais e sala de amamentação, por exemplo”, disse o executivo.

A primeira parceria da Fundação Bernard Van Leer com a gestão municipal aconteceu na inauguração do Compaz Eduardo Campos, em março a de 2016, quando financiaram os cursos de Inglês, através da escola de idiomas ELC, e o de Espanhol, por intermédio do Instituto Cervantes. Cecília Vaca Jones, Diretora de Programa da Fundação Bernard Van Leer também acompanhou a visita.