NOTÍCIAS

Saúde | 08.09.21 - 20h24

Prefeitura do Recife convoca 56 agentes de combate às endemias no Recife

img_alt

Profissionais vão reforçar o trabalho de enfrentamento das arboviroses na capital pernambucana. Prefeito João Campos assinou a portaria nesta quarta (8). (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

O enfrentamento das arboviroses e outras endemias vai receber um reforço importante no Recife. O prefeito João Campos assinou, nesta quarta-feira (8), uma portaria nomeando 56 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces). Os profissionais, que foram aprovados no último concurso realizado pela Secretaria de Saúde do Recife, em 2019, vão auxiliar no trabalho de mais de 500 agentes que já atuam nos territórios dentro do Programa de Saúde Ambiental (PSA) cuja principal característica consiste no gerenciamento, monitoramento e controle dos riscos ambientais que possam causar danos à saúde da população. As nomeações serão publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira (9).

“Estamos fazendo a nomeação de 56 agentes comunitários de combate às endemias. Foi um compromisso que firmamos para dar um reforço na equipe, nas vistorias das residências da nossa cidade e quero parabenizar cada um dos 56 novos profissionais de saúde da nossa cidade”, afirmou João Campos. “A gente pede sempre a colaboração de você, que mora no Recife, para não deixar acumular água e lembrar que a responsabilidade de cuidar da cidade é também de todos nós. Vale lembrar ainda que temos um canal de denúncias pelo Conecta Recife para que algum foco de mosquito ou de acúmulo de água seja avisado. E com esse reforço da equipe a gente vai ter ainda mais capacidade de poder visitar as casas e fazer todo o controle de endemias na cidade”, reforçou o gestor.

“O reforço desse efetivo fortalece as ações desenvolvidas no território e será importante para melhorar o trabalho e evitar doenças. Além de serem importantes no enfrentamento das arboviroses, esses profissionais também promovem a integração das ações de vigilância, desenvolvendo atividades de promoção à saúde e prevenção, atuando também de forma educativa nas comunidades”, explicou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

De acordo com a Lei Complementar Federal nº 173/2020, as nomeações de profissionais aprovados em concursos só podem acontecer após vacância, ou seja, quando aqueles cargos estão vagos, como, por exemplo, por exoneração, aposentadoria ou falecimento. Por isso, neste momento, estão sendo nomeados 56 trabalhadores.

Os profissionais aprovados passaram por um curso introdutório de formação de agentes de endemias com duração de 40 horas, em que receberam, por exemplo, orientações de como identificar e destruir os criadouros do mosquito Aedes aegypti e a forma correta de coletar larvas e eliminar possíveis locais para a proliferação do mosquito. Os asaces também foram preparados para realizar aspiração dos insetos e instalar ovitrampas (armadilhas usadas para monitorar quantidade de mosquitos) em locais estratégicos. Os cuidados com a manipulação dos larvicidas biológicos nas visitas domiciliares também foram abordados.

De janeiro até agora, os asaces da PCR realizaram mais de 1,5 milhão de visitas em imóveis do Recife, além de monitorarem mais de 11 mil pontos estratégicos. Os profissionais realizam ações relacionadas ao controle de roedores, escorpiões e vetores de doenças como arboviroses (dengue, chikungunya e zika), filariose e leishmaniose, bem como, a vigilância das zoonoses e a vigilância ambiental da água.