NOTÍCIAS

Cultura | 08.10.11 - 03h10

PCR entrega certificados de conclusão a alunos de escolas profissionalizantes

[caption id="attachment_6766" align="alignright" width="333" caption="PCR entrega certificados a alunos de escolas profissionalizantes"][/caption]

As 18 escolas formalizaram a entrega de certificados, totalizando 3,5 mil profissionais aptos ao mercado de trabalho
 
Por Marcos da Silva
 
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, entregou, nesta quinta (6) e sexta-feira (7), 3,5 mil certificados de conclusão de curso para alunos das 18 escolas Profissionalizantes do Município. Entre os beneficiados, 250 estudantes da Escola Zuleide Gomes Monteiro, em Beberibe. A solenidade aconteceu na própria escola e entre os formandos, estava uma turma de concluintes dos cursos de pastelaria e técnicas de vendas, residentes nos conjuntos habitacionais Zeferino Agra, em Água Fria, e Várzea II, na Várzea.
 
Elvis Martins, de 20 anos, mora no conjunto habitacional Zeferino Agra. Ele frequenta o 2º ano do Ensino Médio e concluiu o curso de técnicas de vendas. “Eu não tinha qualificação em nenhuma área. Com o curso em meu currículo já posso encontrar um emprego. Pretendo, agora, cursar inglês e turismo”, falou. A estudante Maria Aparecida Cândido, de 29 anos, concluiu o curso de pastelaria. “Estou tendo uma oportunidade de trabalhar para mim mesmo. Sempre trabalhei como empregada doméstica. Agora, também vou poder ter outra renda para cuidar melhor dos meus dois filhos”, afirmou.
 
Segundo o gerente das Escolas Profissionalizantes, Antônio Tadeu de Oliveira, a Prefeitura, por meio das secretarias de Educação, Esporte e Lazer e Habitação, fez uma consulta aos moradores dos dois habitacionais para identificar quais eram as demandas de cursos por parte da comunidade. “A PCR reservou 70 vagas direcionadas a esse público, e agora os coloca no mercado de trabalho”, disse. Antônio Tadeu também destacou a importância da qualificação. “Estamos nos aproximando do ciclo natalino e o mercado sempre necessita de mais profissionais nesta época. Além disso, nossos alunos também aprendem noções de cidadania, meio ambiente e empreendedorismo, que são de grande relevância para a inclusão ou reinserção no mercado competitivo do trabalho”, finalizou.
 
A Escola Profissionalizante Zuleide Gomes Monteiro, já formou este ano 1.062 novos profissionais. Até o final de 2011, serão 1416 no total, nos cursos de culinária, doces e salgados, depilação, atendente administrativo, técnicas de vendas, espanhol, inglês, eletricista predial, confeitaria, pastelaria, recepcionista em turismo, bombeiro hidráulico e garçon/garçonete.