Secretaria de Governo e Participação Social

NOTÍCIAS

Administração | 08.10.21 - 16h12

Prefeitura do Recife informa o que abre e fecha no feriado de Nossa Senhora de Aparecida

 

Em virtude do feriado de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, no próximo dia 12 de outubro, alguns serviços não funcionarão ou terão horário especial nos dias 11 e 12 de outubro. O edifício-sede da Prefeitura do Recife estará fechado. Já os equipamentos culturais terão programação especial para comemorar a data, quando também é celebrado o Dia das Crianças. 

 

Confira o que abre e fecha no Recife:

 

EDIFÍCIO-SEDE - Devido ao feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados na segunda-feira (11) e terça-feira (12). As atividades na sede do Executivo Municipal voltam a acontecer normalmente na quarta-feira, dia 13 de outubro.

 

PROGRAMAÇÃO LÚDICA DE DIA DAS CRIANÇAS - Em diversos pontos da cidade, a Prefeitura armou uma série de ações especiais para entreter os pequenos nos bairros da Macaxeira, Santana, Recife Antigo, Boa Viagem, Ibura, Brasília Teimosa e Santo Amaro, das 14h às 17h, da próxima terça-feira (12). As atividades recreativas variam de acordo com o local, oferecendo apresentações artísticas; brinquedos infantis, como futebol de sabão, tobogã, cama elástica; brincadeiras de rua; oficinas de bolha de sabão, patinação e oficina de Bike, além da participação de super personagens, como Batman, Supergirl, Superman, Homem-Aranha e Mulher Maravilha. A programação completa está disponível neste link (https://tinyurl.com/prvay8zk).

 

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nestas segunda-feira  (11) e terça-feira (12), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriadão. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

 

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

 

Na quarta-feira (13), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriadão.

 

SAÚDE -Nestas segunda (11) e terça-feira (12), ponto facultativo e feriado de Nossa Senhora da Conceição, a vacinação contra a covid-19 acontece normalmente nos 26 pontos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura do Recife. Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na quarta-feira (13). Apenas cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

 

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).  

 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado)  estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriadão, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura). 

 

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará, das 8h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quarta-feira (13). O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

 

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - Em função do feriado de Nossa Senhora da Aparecida, o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR) não funcionará nos dias 11 e 12 de outubro. Os atendimentos de consultas eletivas e de urgência e emergência, castrações e exames retornarão às atividades normalmente na quarta-feira (13), das 7h às 18h. O HVR fica situado na Av. Prof. Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro.

 

MERCADOS PÚBLICOS - Os mercados públicos do Recife funcionarão das: 6h às 18h na segunda-feira (11) e das  6h às 13h no dia 12 de outubro.

 

AGÊNCIAS DE EMPREGO E SALA DO EMPREENDEDORISMO -Em razão do feriado de Nossa Senhora Aparecida (12), as Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta segunda (11) e terça-feira (12). Os serviços retornam na quarta-feira (13) nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) e no edifício sede da Prefeitura (Sala do Empreendedorismo). Os agendamentos, entretanto, podem ser feitos normalmente pelo site para os dias disponíveis, das 9h às 17h

 

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na segunda (11) e terça-feira (12). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quarta-feira (13), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no sitecttu.recife.pe.gov.br.

 

TURISMO E LAZER - Com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado neste dia 12 de outubro, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará montada tanto no domingo (10) quanto na terça-feira (12). Funcionando sempre aos domingos e feriados nacionais, o percurso estará disponível das 7h às 16h, proporcionando um passeio ao ar livre por vários atrativos turísticos da cidade.

 

COMPAZ E BIBLIOTECAS - Devido ao feriado de 12 de outubro, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara terão o horário de funcionamento diferenciado neste fim de semana.

 

O Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, o Ariano Suassuna, no Cordeiro e o Compaz Dom Helder Câmara, no Coque, funcionarão neste sábado (9) e estarão fechados nos dias 10, 11 e 12 de outubro. No Ariano, o Centro de Vacinação continua funcionando normalmente de segunda a domingo, mesmo no feriado.

 

Já o Compaz Miguel Arraes, na Caxangá, funcionará neste sábado (9) e domingo (10) e fechará na segunda (11) e terça (12). As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados estarão fechadas para o público de sábado (9) à terça-feira (12). Os equipamentos retornarão às suas atividades normais na quarta-feira, 13 de outubro.

 

PROCON - Na próxima segunda-feira(11), dia que antecede o feriado de Nossa Senhora de Aparecida(12), não haverá atendimento no Procon Recife, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista e também em suas unidades que funcionam no Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro) e Compaz Dom Helder (Coque).   Na quarta-feira(13), o atendimento volta a funcionar normalmente. Denúncia deve ser realizada no Portal do Procon Recife  procon.recife.pe.gov.br ou  enviada por e-mail denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.

 

ACADEMIA RECIFE - Todas as unidades da Academia Recife irão funcionar neste sábado (09), apenas no horário da manhã, das 6h às 10h.

Devido ao feriado estendido, todas as unidades estarão fechadas nos dias 11 e 12/10 voltando ao funcionamento normal na quarta-feira 13/10. Os agendamentos podem ser realizados no aplicativo, MUDE.

 

CULTURA - Nos espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a programação para o público infantil está garantida, com muitas atividades e protocolos sanitários assegurados.

 

O Paço do Frevo, no Bairro do Recife, e o Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, vão abrir as portas no feriado para uma programação especial, integrada e itinerante, com vivências de dança, atividades lúdicas e um cortejo ciclístico animado pela Frevocleta, a bicicleta do frevo, ao longo de todo o dia 12 de outubro. A ação foi batizada de Freverê, em alusão ao frevo dos erês, expressão iorubá que designa a representação das crianças. 

 

As atividades iniciam no Paço do Frevo, às 10h30, com uma oficina de customização de sombrinhas de Frevo, em que os pequenos serão guiados pelo coordenador de Arte-educação do Museu da Cidade do Recife, Emerson Pontes, e pelo Gerente de Pesquisa e Iconografia do Museu da Cidade do Recife, Sandro Vasconcelos. 

 

Às 14h, o Museu da Cidade recebe a visita da Frevocleta, cujo cortejo vai integrar o tradicional hasteamento de bandeira e execução do Hino do Recife. Em seguida, às 14h30, é hora de cair no Frevo, na vivência de dança conduzida pelo passista e professor Junior Viegas. Encerrando as atividades no Museu da Cidade do Recife, às 15h será oferecida a atividade de pintura gigante "Pintorama sobre imaginário dos Monstros - Das cartas de navegação aos monstros do Carnaval", em que pincéis, tintas e papéis gigantes esperam a criançada para uma sessão de criatividade. Também às 15h, a Frevocleta sai, espalhando os acordes do frevo pelas ruas, comunidades e bairros vizinhos do Museu da Cidade do Recife, em um trajeto até o Paço do Frevo. O cortejo musical será puxado pelo passista Junior Viegas e pode ser acompanhado de bicicleta ou a pé. De volta ao Paço, a programação encerra às 16h, com uma vivência de Frevo.

 

No Teatro do Parque, estará em cartaz, entre os próximos dias 12 e 15 de outubro, o Animage - Festival Internacional de Animação de Pernambuco, programação apoiada pelo Sistema de Incentivo à Cultura do Recife (SIC), que chega à 11ª edição com programação mista: virtual e presencial. As sessões no Parque serão gratuitas. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão. Para informações sobre a programação, basta acessar:www.animagefestival.com.

 

Vai ter festa para a criançada até pelas ondas do rádio. No dia 12, a Frei Caneca FM, emissora pública mantida pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, vai caprichar na seleção musical infantil, colorindo a programação das 6h às 20h, para celebrar os pequenos ouvintes. No Salada Pop, às 15h, será transmitida uma entrevista sobre a programação infantil na comunicação pública com Bete Rodrigues, diretora da TV Cultura, que já coordenou projetos como Castelo Rá-tim-bum, X-Tudo e Vila Césamo.

 

MEIO AMBIENTE - Os recifenses e turistas que quiserem aproveitar o feriadão com tranquilidade, segurança e contato com a natureza, o Jardim Botânico do Recife estará de portas abertas no dia 12 de outubro, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida. O equipamento ambiental funciona das 09h às 15h, com entrada gratuita e uso de máscara obrigatório.