NOTÍCIAS

| 08.11.11 - 12h55

Casa do Carnaval abre inscrições para mini curso nesta quinta-feira (10)

O mini curso “Novos tempos, velhas culturas: o território afro-brasileiro como objeto de discussão para o turismo cultural no Recife” vai acontecer de 22 a 25 de novembro

O Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval abre inscrições, nesta quinta-feira (10), para o mini curso “Novos tempos, velhas culturas: o território afro-brasileiro como objeto de discussão para o turismo cultural no Recife”. A oficina faz parte das ações da Secretaria de Cultura da Cidade do Recife para comemorar o mês da Consciência Negra. Quem estiver interessado tem até o dia 17 para comparecer à Casa do Carnaval, localizada no Pátio de São Pedro, 52, das 9h às 17h, e preencher a ficha de inscrição. O candidato não precisa pagar nada.

O mini curso vai acontecer no período de 22 a 25 de novembro, das 14h às 17h. A iniciativa visa contribuir para o debate em torno da criação de novas rotas para o turismo cultural no Recife. A oficina será dividida em dois momentos. O primeiro, com aulas teóricas, abordará os seguintes assuntos: a pluralidade dos discursos e a invenção do medo em torno das culturas afro-brasileiras; o Recife como território da cultura negra (gastronomia, ritmos, festas, lugares, religiosidades); o turismo e o planejamento sustentável. A segunda etapa consistirá numa visita técnica ao Ilê Obá Aganju Okoloya, espaço significativo para a história da cultura afro-brasileira no Recife.

O curso será ministrado pelos professores Ester Monteiro (Mestre em Antropologia, UFPE); João Paulo da Silva (Turismólogo Mestre em Extensão e Desenvolvimento Rural – UFRPE; Professor do Curso de Turismo da Faculdade Joaquim Nabuco) e Mário Ribeiro (Doutorando em História – UFPE; Professor do Curso de Turismo da Faculdade Joaquim Nabuco).

Serviço:
Mini curso “Novos tempos, velhas culturas: o território afro-brasileiro como objeto de discussão para o turismo cultural no Recife”
Inscrições de 10 a 17/11
Horário: 9h às 17h
Início do curso: 22 de novembro
Local: Casa do Carnaval, Pátio de São Pedro, 52 - São José
Informações: 3355-3302/ 3355-3303