NOTÍCIAS

Cultura | 08.11.11 - 17h38

Gestoras negras da Prefeitura do Recife constroem agenda de ações

Mulheres à frente de órgãos da PCR apresentaram no encontro políticas desenvolvidas com foco na questão racial e de gênero

[caption id="attachment_8918" align="alignright" width="334" caption="Carlos Augusto"][/caption]



Representantes negras de diferentes setores da Prefeitura Municipal do Recife se reuniram nesta terça-feira para discutir uma agenda voltada para a execução de políticas de igualdade racial e de gênero. O encontro, coordenado pela Secretária da Mulher, Rejane Pereira, aconteceu no Departamento de Gerência Tecnológica e Cidadania da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, no bairro da Boa Vista, centro do Recife. As ações da PCR nesta temática disputam o Selo Ouro da 4ª edição do Prêmio de Pró-Equidade de Gênero, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal. O resultado será divulgado em janeiro de 2012.

Queremos recuperar uma agenda positiva do Programa de Combate ao Racismo Institucional. Também aproveitamos a ocasião para destacar as políticas para as mulheres negras que devem ser fortalecidas, nas áreas de saúde, direitos humanos, assistência social e educação. A meta agora é articular esses projetos entre as secretarias”, explica a secretária da Mulher, Rejane Pereira.

Participaram da reunião Diretora da Igualdade Racial, Rosilene Rodrigues, a Gerente de Livre Orientação Sexual, Rivânia Rodrigues, e as representantes do Grupo de Trabalho de Igualdade Racial na Educação (GT Erê), Fátima Oliveira, da secretaria de Saúde, Sony Santos, e da Gerência de Gênero com Igualdade Racial, Alzenide Simões. “Neste ano executamos o Projeto Farol com a juventude negra, que percorreu as seis regiões do Recife. Trabalhamos também a questão do protagonismo das mulheres negras nas comunidades”, informa Alzenide.

A Secretaria de Saúde focou nas campanhas contra a anemia falsiforme, doença que ainda faz muitas vítimas negras. Já o GT Erê promoveu capacitações com o objetivo sensibilizar as escolas na implementação da lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão das temáticas: História da África e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino.

Selo Ouro - Concedido a empresas públicas e privadas e instituições, o Selo da 4ª edição do Programa de Pró-Equidade de Gênero reconhece o esforço com a adoção de práticas de equidade de gênero nas relações de trabalho e gestão de pessoas.