NOTÍCIAS

Cultura | 08.11.11 - 20h12

Unidades de Ensino apresentam experiências do Programa Escolas Sustentáveis

Por Marcos da Silva 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, reúne nesta quinta-feira (10), a partir das 8h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, as 40 escolas municipais que aderiram ao Programa Escolas Sustentáveis. Durante todo o dia, as experiências realizadas pelas unidades de ensino do Município durante o ano serão socializadas com uma plateia de 300 alunos, professores e gestores da Rede. O evento será aberto pela secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano.

O Programa Escolas Sustentáveis é uma parceria da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer com a Fundação Kraft Foods e Editora Evoluir Cultural. 

Com duração máxima de dez minutos, os estabelecimentos de ensino que desenvolveram ações de sustentabilidade terão a oportunidade de mostrá-las aos presentes utilizando jogos, apresentações teatrais, exibição de vídeos e amostras de produtos recicláveis que abordam a conscientização ambiental; a escola e o meio ambiente; o Planeta Terra; os impactos ambientais e a reciclagem, entre outros. 

A socialização destas experiências para a comunidade escolar é de extrema importância para difundir a preservação do meio ambiente e do planeta em que vivemos. Faz parte da política pedagógica do Município ensinar às crianças e adolescentes que não dá para sobreviver na Terra sem cuidar do solo, das águas, da vegetação”, ressalta a Ivone Caetano. 

O programa Escolas Sustentáveis reúne quatro atividades: formação de professores; exposição itinerante “Uma Casa, Mil Olhares” - que aconteceu de 2 a 16 de outubro; desenvolvimento de projetos escolares sobre sustentabilidade e socialização dos mesmos. As unidades de ensino puderam optar entre um ou mais dos quatro tópicos sugeridos: o consumo de energia; a utilização da água; minimização dos resíduos sólidos e a biodiversidade. Cada instituição teve a liberdade de realizar um diagnóstico de acordo com as suas necessidades. 

Serviço:

Socialização de experiências do Programa Escolas Sustentáveis Quinta, 10, das 8h às 12h e das 14h às 18h Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire Rua Real da Torre, 299, Madalena.