NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 08.11.15 - 17h36

Prefeito acompanha 16ª edição do Veterinário nos Bairros, que ultrapassa 3 mil consultas de graça no Recife

img_alt

A iniciativa deste sábado acontece no bairro do Ibura até as 13h. (Foto: Marcos Pastich/ PCR)

 

Um mutirão de serviços voltado para a saúde de cães e gatos está sendo oferecido pela Prefeitura do Recife à população do Ibura e bairros vizinhos, na manhã deste sábado (7). O prefeito Geraldo Julio conferiu de perto a 16ª edição do Veterinário nos Bairros, realizada na Escola Municipal Professor Simões Barbosa. Com mais essa inciativa, a gestão ultrapassa a marca de três mil consultas veterinárias realizadas em toda a cidade.

"É a primeira vez que a prefeitura assume essa responsabilidade de também tratar dos direitos animais. A gente tem uma secretaria voltada para esse trabalho, que já faz uma série de ações, como as castrações, que já fizemos milhares. E a gente tem os mutirões como esse aqui do Ibura, onde centenas de pessoas têm o direito ao atendimento, a uma consulta, a um tratamento, a uma orientação para o cuidado com o seu cão ou o seu gato. É um serviço novo que a Prefeitura trouxe para todo o Recife e nesses mutirões estamos alcançando cada bairro. Hoje são centenas de pessoas aqui no Ibura. Já fazemos isso há diversos sábados seguidos, está fazendo um grande sucesso e vamos continuar", pontuou o prefeito Geraldo Julio após circular pelo local, que foi o primeiro a receber a edição pioneira do mutirão, em março do ano passado. A volta se fez necessária por conta da enorme demanda da região e solicitação dos moradores.

A moradora do Ibura Kelly dos Santos, levou o seu cão para a ação e saiu satisfeita com o atendimento que recebeu. "Foi ótimo. A veterinária esclareceu as dúvidas que eu tinha sobre a castração e me deu dicas sobre como dar remédios de verme ao meu cachorro. Valeu a pena acordar cedo no sábado para trazê-lo aqui", comemorou. Ao todo, dez veterinários estão à disposição para realizar os atendimentos clínicos. A consulta avalia o estado geral do animal, se possui doença de pele, presença de carrapato, inflamação nos olhos ou ouvidos, peso adequado e nível nutricional.

O secretário executivo de Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal, também acompanhou o mutirão e explicou que serviços são oferecidos para a população. "Quem trouxe o animal para cá hoje recebe a consulta veterinária gratuita, distribuição de medicamentos (vermífugos e polivitamínicos) e recebe o cadastramento para a castração do animal e toda a parte educativa. Cabe ressaltar que a maioria desses animais aqui é a primeira consulta da vida, nunca foram no veterinário. Não é barato manter um animal, então esse trabalho é a primeira consulta, a primeira orientação e é algo muito importante para tratar a base que é a educação das pessoas". De acordo com ele, a estimativa é que entre 300 e 400 atendimentos sejam realizados na 16ª edição do Veterinário nos Bairros.

"Essa é a primeira vez que eu trago os meus cachorros para um veterinário, porque é muito caro, mas também é muito importante. Está sendo muito bom ter essa oportunidade aqui perto de casa e de graça, porque eles também são parte da minha família", disse Cibele Amaral, que levou os cães para o mutirão junto com a filha Emily, de quatro anos.

Por meio da Secretaria Executiva de Direitos dos Animais, a Prefeitura do Recife já realizou 7.557 cirurgias de castração e microchipagem e 16 mutirões que passaram pelos bairros de Ibura (3 eventos), Macaxeira, Água Fria, Boa Viagem - na comunidade Entra Apulso, Afogados, Estância (Conjunto Residencial Ignêz Andreazza), Casa Amarela, San Martin (2 eventos), Totó e Engenho do Meio, Alto José Bonifácio e Bomba do Hemetério.