Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Mobilidade | 08.11.17 - 15h34

Prefeitura do Recife monta esquema especial de monitoramento para a 39ª Festa da Vitória Régia

 
As ações envolvem a CTTU, Dircon e Secretaria de Saúde e serão realizadas no entorno da Praça de Casa Forte a partir da quinta-feira (9)
 
 
 
A Prefeitura do Recife montou um esquema de monitoramento e apoio para a realização da 39ª Festa da Vitória Régia. O evento tem início na sexta-feira (10) e se estenderá até o domingo (12), na Praça de Casa Forte, Zona Norte da cidade. Profissionais da PCR, entre Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon) e Secretaria de Saúde, vão trabalhar em ações de trânsito, controle urbano e saúde.
 
Com o intuito de permitir a montagem e a desmontagem da estrutura da festa, a CTTU dá início à ação com o bloqueio da pista oeste da Praça de Casa Forte, no trecho  entre a Rua Visconde de Ouro Preto e a Avenida 17 de Agosto, a partir das 7h desta quinta-feira (9) até a madrugada da segunda-feira (13). Além disso, devido ao grande número de pessoas esperadas para o evento, a Autarquia também irá montar nove pontos de monitoramento com o intuito de bloquear a circulação de veículos em todas as ruas que dão acesso ao local da festa. Portanto, os bloqueios serão montados sempre das 15h até 1h do dia seguinte, a partir da sexta-feira (10), na pista leste da Praça de Casa Forte, no trecho entre a Avenida 17 de Agosto e a Rua Jerônimo de Albuquerque, bem como na Rua Dona Anunciada de Morais. Apenas os moradores devidamente identificados com um comprovante de residência terão acesso à localidade.
 
Para acessar ou sair da área da festa, os condutores poderão utilizar a Estrada das Ubaias ou a Avenida 17 de Agosto, que possuem tráfego no sentido duplo de circulação. Os motoristas que estiverem no local com o intuito de acessar o centro da cidade também poderão utilizar a Estrada do Encanamento. A CTTU aconselha o público a chegar cedo ao evento para evitar retenções. O ideal é deixar o carro em casa e utilizar o transporte coletivo. Outra opção é ir em grupo em um mesmo veículo. Os veículos que insistirem no estacionamento irregular serão autuados com multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH), além do risco de ter o veículo rebocado. 
 
Durante a 39ª Festa da Vitória Régia, a CTTU também vai monitorar uma corrida e um passeio ciclístico promovidos pela organização do evento, que acontecem no sábado (11) e no domingo (12), respectivamente. No sábado, a partir das 16h, a corrida terá início na Praça de Casa Forte, segue pela Rua Oliveira Góes, Rua Engenheiro Jair Furtado Meirelles, Rua Jorge Gomes de Sá e Rua Afonso de Albuquerque Melo, com retorno pelo mesmo percurso até a Rua Oliveira Góes. Um efetivo de 20 agentes de trânsito vai monitorar o percurso dos participantes com o intuito de garantir a segurança viária. Os bloqueios serão itinerantes, montados apenas durante a passagem dos participantes.
 
Já o passeio ciclístico ocorre no domingo, a partir das 8h30, com saída na Praça de Casa Forte, e passa pela Avenida 17 de Agosto, Avenida Parnamirim, Avenida Rui Barbosa, Praça do Entroncamento, Avenida Conselheiro Rosa e Silva, Estrada do Arraial, Estrada das Ubaias, encerrando na Rua Visconde de Ouro Preto, por volta das 11h. Na ocasião, oito batedores da CTTU irão acompanhar o evento, também com bloqueios itinerantes.
 
CONTROLE URBANO - Com uma equipe de 50 profissionais a cada dia, incluindo fiscais, supervisores, coordenadores e auxiliares de apreensão, a Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) vai atuar para garantir a organização e controle do comércio informal na Festa da Vitória Régia. O monitoramento acontecerá nos três dias do evento.
 
Cavaletes serão usados para delimitar o perímetro da festa e impedir que comerciantes informais não autorizados pela Igreja de Casa Forte (responsável pelo cadastro durante o evento) entrem na área. As esquinas com as ruas Casa Forte, Visconde de Ouro Preto, Edson Alvares, Jerônimo de Albuquerque, Dona Anunciada de Morais e Avenida 17 de Agosto serão monitoradas. 
 
SAÚDE - Os inspetores da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde irão ao local da festa, nesta sexta-feira (10), para verificar as condições higiênico-sanitárias das barracas. A Visa realizou capacitação, no dia 31 de outubro, sobre boas práticas de manipulação de alimentos para quem vai trabalhar nos 15 stands cadastrados. Os técnicos da Vigilância também foram à Associação Beneficente para fazer coleta de água. É neste local onde serão manipulados os alimentos vendidos nas barracas durante a festa. Os resultados foram satisfatórios. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) disponibilizará uma Unidade de Suporte Básico (USB) extra, com socorrista e técnico de enfermagem, para ficar de prontidão no local da festa.