NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 08.11.17 - 14h21

Programa Novo Clima garante todas as escolas municipais do Recife climatizadas até 2019

img_alt

Na manhã desta quarta-feira (8), o prefeito Geraldo Julio detalhou o programa que vai promover melhores condições para os alunos e profissionais de educação da rede municipal (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio lançou, na manhã desta quarta-feira (8), o Programa Novo Clima, iniciativa que prevê climatização completa das 309 unidades de ensino do Recife até 2019. Com o objetivo de melhorar o aproveitamento escolar dos estudantes, e também promover melhores condições tanto para os alunos como para os profissionais de ensino da rede municipal, serão investidos R$ 15 Milhões na aquisição, instalação e manutenção dos equipamentos, e também na adequação física e elétrica das escolas para recebê-los. Ao final do programa, todos os 90 mil alunos, além dos 6.925 professores e demais profissionais de educação serão beneficiados com ambientes totalmente climatizados.

"A educação é importante para toda cidade em qualquer lugar do mundo, e aqui no Recife em especial, porque é uma cidade baseada em conhecimento, inovação e por isso ela tem uma importância prioritária pra nós. Esse projeto vem transformar a sala de aula, o local onde os profissionais de educação levam conhecimento com qualidade para as crianças e jovens do Recife. E o Novo Clima vem fazer exatamente isso, levar mais conforto, qualidade, tanto pra quem ensina como pra quem está aprendendo, tornando a escola mais atrativa e gerando melhores resultados dos alunos", declarou o prefeito Geraldo Julio.

De acordo com o secretário de educação do Recife, Alexandre Rebêlo, a mudança vai ser gradativa até que se atinja a todas as unidades da rede municipal. "Vamos atingir 100% das escolas até 2019, todas as salas de aulas e ambientes como bibliotecas, organização administrativa, sala dos professores, laboratórios, para garantir uma qualidade melhor de aprendizagem para nossos alunos. Este ano vamos fazer 46 escolas, mais 94 em 2018, e as últimas 94 em 2019, chegando à totalidade da nossa rede escolar com ar condicionado, garantindo mais conforto para todo mundo", pontuou o secretário sobre o cronograma que, entre os anos de 2017 e 2019, prevê a instalação de equipamentos nas 234 unidades de ensino que ainda não estão climatizadas e juntas, reúnem aproximadamente mais 70 mil estudantes.

Atualmente, 25% da rede já possui climatização completa de todos os ambientes (75 escolas), com benefício direto para 20 mil estudantes. No período de 2013 a 2016 foram adquiridos 1.567 aparelhos de ar condicionado no valor de R$ 2,4 milhões. Esta é uma iniciativa prioritária na educação do Recife, pois, na capital recifense, a temperatura média gira em torno de 25,5ºC, mas pode chegar a 35ºC nos meses mais quentes, fator que pode gerar desconforto e ainda dificultar o rendimento dos alunos, atrapalhando a concentração.

Maria José Lopes, gestora da Escola Municipal São Cristovão, localizada no Brejo da Guabiraba, uma das unidades que já recebeu a climatização completa, comentou o ganho que os ambientes com ar-condicionado trazem para os alunos. "Já percebemos uma enorme mudança no comportamento de todos os alunos e professores na nossa escola. É indiscutível a melhoria, na vontade de estar mais presente na sala de aula, até a evasão diminuiu. Isto também está atraindo e incentivando os alunos a se dedicarem mais às aulas e aos estudos", afirmou.