NOTÍCIAS

Administração | 08.11.17 - 15h58

Recife recebe o primeiro Consulado Geral do Japão no Nordeste

img_alt

Vice-prefeito Luciano Siqueira recebeu o cônsul do Japão no Recife, Jiro Maruhashi, nesta quarta-feira (8) (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

A inauguração do primeiro Consulado Geral do Japão no Recife foi tema da conversa entre o do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira e o cônsul do Japão no Recife, Jiro Maruhashi, na manhã desta quarta-feira (8), na Prefeitura do Recife. Previsto para o início do próximo ano, o Consulado Geral do Japão será o primeiro do país no Nordeste brasileiro. A visita também serviu para o estreitamento de laços e foi promovida pelo Gabinete de Representação de Brasília e Relações Internacionais.

Na conversa, foram debatidos o destaque do Recife no desenvolvimento econômico do Nordeste, a importância da capital na prestação de serviços da Região Metropolitana e o programa Robótica na Escola, desenvolvido na rede municipal do Recife e que levou uma equipe da rede municipal do Recife a Olímpiada Brasileira de Robótica, em Nagoya no Japão, onde se destacou como a melhor equipe das Américas.   

Segundo o cônsul, seu país tem uma relação muito boa com o Brasil há anos. "Agora, com a abertura do Consultado Geral no Recife, vamos estreitar ainda mais esses laços e voltar o nosso olhar para o Nordeste de uma maneira geral. O Recife, como a principal cidade do Nordeste, tem um papel muito importante nesse processo", disse.

Para Luciano, a instalação de um Consulado Geral no Recife é de extrema importância. "Ser o único do Nordeste deixa o recifense ainda mais orgulhoso e certo de que somos, sim, a Capital do Nordeste", comentou. A visita antecede datas comemorativas japonesas no Brasil e serviu para acentuar o papel do Recife na economia nacional.