Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 08.11.18 - 22h39

Diversão, música, arte, ecologia e inovação num fim de semana só

img_alt

Palco Frei Caneca em pleno REC'n'Play, exposições em diversos museus, passeio do Olha! Recife e atividades ambientais estão na programação preparada pela Prefeitura do Recife para sexta (9), sábado (10) e domingo (11) (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

O final de semana vai rimar atração e inovação na capital pernambucana. Tomado pelas atividades do REC’n’Play desde a última quarta-feira (7), o Recife Antigo será todo música, informação e gente criativa reunida até o sábado (10). E a Frei Caneca FM tem tudo a ver com isso. Nestas sexta (9) e sábado, a emissora pública mantida pela Prefeitura do Recife promove, dentro do REC’n’Play, o primeiro evento musical com sua curadoria e chancela: o Palco Frei Caneca. Embaixo do palco, a Prefeitura do Recife está promovendo mais de 60 atividades dentro do evento. Escolha uma no link: http://bit.ly/RecnplayPCR. Também tem estreia imperdível na Galeria Janete Costa, que recebe, a partir de sábado, a exposição Transistor, segunda individual de Jota Zer0ff. E tem mais novidade no Murillo La Greca, atividades ecológicas na Jaqueira e no Jardim Botânico e roteiro de ônibus do Olha! Recife para celebrar o Mês da Consciência Negra. Todas essas programações são gratuitas e abertas ao público. Organizando direitinho, todo mundo se diverte. 

Para quem quer inovar na programação do fim de semana, o Recife Antigo é destino obrigatório.  Até sábado, o REC’n’Play reúne, num bairro só, a vocação para a inovação da cidade, tradições culturais e artísticas, empreendedorismo, economia criativa e entretenimento. Ao final das atividades da sexta e do sábado, o Palco Frei Caneca, montado na Rua do Observatório, receberá os shows gratuitos e abertos ao público de Virgulados, Guma, Madimboo, Romero Ferro, com participação especialíssima de Alice Caymmi, e Barro, com Mariana Aydar, 1000KLPrap, Jornada de MCs, Auss & Auss, Slam das Minas e Bongar.

Das ruas para dentro da Galeria Janete Costa, o grafitti ganha os espaços expositivos tradicionais na exposição Transistor, de Jota Zer0ff, gratuita e aberta ao público, que conta com 24 obras. A maioria são pinturas de spray sobre madeira, mas o artista também recorre aos indefectíveis lápis e papel, além de honrar sua mais recorrente tela em dois painéis grafitados nas paredes da galeria. A galeria fica dentro do Parque Dona Lindu e funciona das 14h às 20h, no sábado e das 15h às 19h, no domingo. Informações: (81) 3355-9825.

A tinta também está fresca no Museu Murillo La Greca, onde estreou hoje (8) a Filhos Fabulando, do Coletivo Fios Híbridos. A mostra é gratuita, aberta ao público e segue em cartaz até o próximo dia 20 de novembro. Ally cZar, Angélica Costa, Augusto Almeida, Loraine Oliveira, Oluyiá França, Rúbia Rosa e Vitor Genuino são os artistas representados na exposição, que resignificam o conceito de moda a partir da sustentabilidade.

O público poderá participar também de uma Oficina de Fotocolagem com Intervenções de Bordado, que será oferecida no próximo sábado, das 15h às 18h. A oficina é gratuita, oferece 16 vagas. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para educativommlg@gmail.com, com o assunto "Inscrição para oficina de Fotocolagem”, informando o nome completo e o RG. O contato do museu é (81) 3355-3129.

Já no Museu da Cidade do Recife, os visitantes podem conferir a exposição Cinco Pontas, que reúne gravuras originais do período holandês,desenhos de Frans Post, mapas históricos, fotografias, textos, achados arqueológicos feitos no interior do prédio (balas, cachimbos, conchas) e objetos de demolição da Igreja dos Martírios. Informações: 3355-9540.

O MAMAM, celebrando 18 anos de atividades do artista Alexandre Dacosta na linguagem poética-visual, está com as portas abertas para quem quiser conferir a exposição Autopoese. São, ao todo, 12 vídeos poéticos-experimentais de curta duração, que são exibidos numa das salas do museu, mais de 60 obras tridimensionais e muito mais. Para saber mais: (81) 3355-6871.

Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, o próximo Olha! Recife de ônibus explora o tema Circuito Afro. O passeio é uma oportunidade para o recifense e o turista conhecerem melhor as histórias da cidade, acompanhados por um guia de turismo. O projeto é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, é gratuito e acontece neste sábado. As inscrições abrem nesta sexta-feira, às 9h, através do site: www.olharecife.com.br.

O roteiro levará os participantes para dois dos mais antigos marcos da memória afro local: o Sítio de Pai Adão, mais antigo terreiro de candomblé de Pernambuco e a igreja do Rosário dos Homens Pretos de Olinda, a primeira igreja erguida por uma confraria de negros no Brasil. O trajeto ainda conta com visita ao Baobá da Praça da República e aos pátios do Carmo e São Pedro.

Pensando em saúde, o Econúcleo Jaqueira vai sediar um evento especial em alusão ao Novembro Azul, mês de incentivo à prevenção do câncer de próstata. O grupo Agripel, responsável pela ação, irá oferecer uma série de atividades para os visitantes movimentarem o corpo, como por exemplo: alongamento coletivo, funcional e dança. Com início às 10h, no sábado, todos os exercícios serão mediados por profissionais de suas respectivas áreas. Para integrar as sessões não é necessário se inscrever nem levar qualquer tipo de equipamento especial, basta comparecer no local um pouco antes do início das atividades.

Já o público que comparecer ao Jardim Botânico do Recife vai poder, além de desfrutar das belezas naturais do espaço, participar da atividade “Borboletando entre as árvores” no domingo. A prática, com início às 9h30, irá combinar caminhada ecológica com oficina artística. Na ação, os visitantes serão convidados a realizar uma trilha ambiental onde conhecerão a fauna e flora da Mata Atlântica e a importância das borboletas para o equilíbrio do meio ambiente. Logo após, irão aprender a como confeccionar imãs em formas de borboletas através do reaproveitamento de folhas de acetato (raio X), material extremamente nocivo à natureza e que leva cerca de 450 anos para sua decomposição. Além destas atividades, a programação nos equipamentos irá contemplar também oficina de cordel, caminhada ecológia aos jardins temáticos, contação de histórias, meditação, entre outras atividades que começam a partir das 9h.