Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 08.11.18 - 22h45

Oficinas e shows na programação do REC'n'Play desta sexta-feira (9)

O REC’n’Play segue até sábado (10) com apoio da Prefeitura do Recife. Nesta sexta, além de oficinas, haverá shows no palco da Rádio Frei Caneca FM com nomes como Barro e Mariana Aydar

 

 

No penúltimo dia de programação doREC’n’Play, evento que mistura inovação, empreendedorismo, economia criativa e entretenimento; oficinas e shows fazem parte da programação promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. A programação completa está disponível no link: http://bit.ly/RecnplayPCR.

 

Amanhã (9), das 9h às 12h, a Rádio Frei Caneca FM, em parceria com a UNICAP, oferece uma oficina sobre Produção de podcast para principiantes, ministrada pela professora Andréa Trigueiro. A capacitação ocorrerá noPaço do Frevo, Oráculo Estúdio, no 1º andar. Além disso, das 16h às 20h, os DJs Manu Liera, Nixon e Big comandam batalhas de break e de allstyle, no palco do REC’n’Play.

 

E no Sinspire, na Praça do Arsenal, das 15h às 17h, vai rolar o segundo encontro da oficina de Construção de Instrumentos Musicais Recicláveis e Alternativos. Por fim, o Palco Frei Caneca, montado na Rua do Observatório, receberá os shows gratuitos e abertos ao público. Às 20h, Virgulados dá início a programação da noite, seguidos por Guma (21h) e Madimboo (22h). Mais tarde, será a vez de Romero Ferro e Alice Caymme, às 23h, e Barro com Mariana Aydar, a 0h

 

Durante todos os dias de evento, está disponível também a Feira de Empreendedorismo e Cultura Afro, reunindo expositores da Feira Quilombar de Arte Negra, do Coletivo Quilombar, e da Feira Cultural Jeito Xambá de Ser, da Comunidade Xambá, oferecendo itens de gastronomia, artesanato, moda e entretenimento. Das 14h às 21h, na área externa do Cais do Sertão.

 

Quinta-feira (8) – Hoje, o Sinspire recebeu uma calorosa discussão com o tema: Geração de Negócios e Visibilidade Política: A Participação das Mulheres no Avanço do Movimento Hip Hop. O debate teve a participação de Femigang (Rap), Negrita (MC, Atriz e Poetisa), Rebecca França, Kalyne Lima e Manu Liera (DJ).

 

O machismo enfrentado pelas mulheres que participam do movimento Hip Hop, os processos de invisibilidade pelas quais essas mulheres são submetidas no meio e a criminalização da manifestação cultural foram alguns dos temas que estiveram na pauta do debate. A estudante de jornalismo Catarina Cruz, 20 anos, ficou bem feliz por ter tido a oportunidade de acompanhar a discussão: “eu estou fazendo um trabalho sobre a voz da mulher na poesia e no Rap, então foi incrível ouvir as dificuldades dessas artistas e saber o quanto elas sofrem e enfrentam o preconceito”.

 

Já para o funcionário público Otávio Moraes, os participantes tiveram a chance de conhecer algumas histórias que são lições de vida. “ Achei muito interessante. Pudemos ver que a união faz a força e, aos poucos, é possível conquistar espaço mesmo meio a dificuldades”, observou ele.

 

O Recife está promovendo o Rec’n'Play pelo segundo ano consecutivo. Até o próximo sábado (10), o evento vai contar com 354 atividades no total, dentre elas, 60 realizadas por oito secretarias municipais, em 20 diferentes pontos, e articuladas por 245 convidados de renome nacional e internacional.