NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 08.12.16 - 12h09

Prefeito Geraldo Julio: "A festa do Morro da Conceição é muito importante para o Recife"

img_alt

Nesta quinta-feira (8), dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição, Geraldo Julio subiu o morro e acompanhou a festa onde a prefeitura atua com várias ações para facilitar o acesso dos fiéis (Foto: Aluisio Moreira)

 

A manhã desta quinta-feira (8) foi marcada por momentos de fé e agradecimento. O prefeito Geraldo Julio subiu o Morro da Conceição para acompanhar as celebrações à Nossa Senhora da Conceição, um dos eventos mais bonitos e emocionantes do Recife. O gestor chegou cedo ao Largo Dom Luiz e caminhou até a igreja acompanhado pela primeira-dama, Cristina Mello, o governador Paulo Câmara, Renata Campos, alem de secretários municipais e estaduais. O Morro da Conceição estava repleto de fiéis, que puderam circular com mais facilidade devido às ações da Prefeitura do Recife no local.

“A festa do Morro da Conceição é muito importante para o Recife, muito tradicional, e a gente nesses últimos quatro anos evoluiu bastante, junto com a organização feita pela Igreja, e agora pelo santuário. Este é um trabalho que envolve a Guarda Municipal, o controle urbano, saúde, planejamento de trânsito, para que tudo saia bem para quem é da cidade e gosta de vir aqui e para o romeiro que vem de fora também. Esse ano a organização está com um resultado muito positivo, fizemos a reorganização da visita à santa, pra que mais pessoas possam chegar até ela, e trabalhamos muito para que as pessoas possam fazer suas homenagens e suas louvações”, declarou o prefeito Geraldo Julio, que participou da missa das 6h.

No esquema montado especialmente para o dia da festa, também tiveram ações das Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Mulher, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Meio Ambiente, além da Emlurb. O monitoramento de trânsito e bloqueios de vias teve início já na terça-feira (29), e segue até o dia 10, juntamente com outros serviços de organização dos espaços públicos e do comércio informal, limpeza, além de ações de conscientização sobre os riscos do uso e abuso de drogas e de combate à violência de gênero.

Para Joselma Tavares, vendedora ambulante da área, a organização do espaço para os fiéis e também para o comércio também está muito melhor. “Podemos ficar no nosso cantinho, e está bem mais tranquilo para as pessoas passarem pela gente. Fazemos o nosso trabalho agora com mais organização. Tudo está bem feito, com um bom policiamento. A cada ano fica melhor”, declarou a comerciante.

 

Confira em detalhes as ações:

 

TRÂNSITO - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) deu início à ação a partir das 15h da terça-feira (29). O trabalho tem término previsto para a madrugada desta sexta-feira (9). No total, um efetivo diário de 60 a 90 agentes de trânsito, variando de acordo com as necessidades do dia, vai dar apoio à operação. Além disso, para garantir a movimentação segura daqueles que irão acompanhar as procissões, apresentações e homenagens à Nossa Senhora da Conceição, a CTTU vai realizar a interdição de pontos estratégicos, evitando o acesso de veículos ao morro. 

Os bloqueios foram montados na terça-feira (29), entre 18h e 1h, nos cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro. A partir das 6h da quarta-feira (7), as interdições ficaram contínuas e os bloqueios só serão desfeitos à 1h da sexta-feira (9), após o término da festa. Apenas os veículos de moradores devidamente identificados, através de um comprovante de residência, vão ter acesso à área.

CONTROLE URBANO - A Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) montou um esquema especial para garantir a organização dos espaços públicos e do comércio informal na 112ª Festa do Morro da Conceição. Durante os dez dias de comemorações, cerca de 250 profissionais da pasta vão assegurar que tudo transcorra de maneira organizada, facilitando a mobilidade dos fiéis e pedestres do entorno. Do dia 5 ate hoje, a fiscalização será 24h.

Este ano, 353 equipamentos foram autorizados a funcionar. Todos eles serão divididos entre alimentação, brinquedos, artigos religiosos e serviços diversos e vão ter locais determinados de atuação. Nas Ruas Eugênio Samico e Oscar de Barros, a área pública será reservada para a montagem de brinquedos infláveis. A venda de lanches ficará concentrada na Praça do Trabalho. Na garagem da 3ª Gerência Regional da Secon, na Avenida Fernando de Souza Caheté, funcionará a feirinha do Prodart. As flores e os artigos religiosos, como velas e santinhos, serão comercializados no Largo Dom Luiz e no alto do Morro da Conceição. Já Na Avenida Norte, os comerciantes vão oferecer serviços diversos.

LIMPEZA - A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), montou um esquema especial para garantir a limpeza da Festa de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição. O trabalho começou no dia 29/11 e segue até o dia 9/12 com o efetivo de 622 ajudantes, divididos em três turnos. A operação abrangerá o largo do Morro, ruas de acesso, escadarias, parte da Avenida Norte e a Praça do Trabalho.

SAÚDE - A Secretaria de Saúde do Recife colocará a Unidade de Saúde da Família José Bonifácio dos Santos, localizada ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, à disposição para prestar um serviço de pronto atendimento. Na unidade atuarão um médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e equipe de apoio administrativo.

As intercorrências que não puderem ser solucionadas no local serão encaminhadas para um serviço de emergência mais próximo com apoio da equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que também estará no local.

Em relação aos cuidados para evitar as arboviroses, a Vigilância realizou mutirão de controle do foco de mosquito Aedes aegypti no último dia (24), com a inspeção dos imóveis - eliminação mecânica de focos do mosquito, bem como o tratamento com larvicida em depósitos que armazenem água.

A Vigilância Sanitária, visando o fornecimento de alimentos seguros para população, realizou capacitação sobre boas práticas na manipulação dos alimentos aos ambulantes que participam das festividades de Nossa Senhora da Conceição.

MULHER – Nesta quinta-feira(8), durante toda a manhã, a Secretaria da Mulher do Recife estará no Morro da Conceição distribuindo material educativo sobre o combate à violência de gênero e divulgado o Centro de Referência Clarice Lispector. A ação faz parte dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, um movimento internacional que luta pela erradicação do feminicídio, em todo o mundo. 

ENFRENTAMENTO ÀS DROGAS - A Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD) está pelo segundo ano participando da Festa no Morro da Conceição. Os técnicos da SECOD estarão presentes no local, numa ação volante, trabalhando a conscientização das pessoas sobre os riscos do uso e abuso de drogas, através de material informativo. Eles também divulgarão a secretaria e os serviços da rede municipal ligados à temática, como o canal de tratamento para usuários.

GUARDA MUNICIPAL - A Guarda Municipal do Recife (GMR) conta com 30 agentes no período das 18h à 0h, de 29/11 a 3/12. De 4 a 8 /12, onde as festividades em comemoração À Nossa Senhora da Conceição se intensificam, serão quatro turnos de atuação de 30 agentes da GMR em cada período (06h-12/ 12h-18h/ 18h-00h/ 00h-06h

DIREITOS HUMANOS - A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, através da Gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade, realiza intervenção na festa de Nossa Senhora da Conceição, no sentido de promover proteção às crianças em situação de vulnerabilidade e risco social durante o evento.

Todo ano, a Prefeitura do Recife realiza atividades de sensibilização junto aos pais e pessoas que visitam o Morro da Conceição, para alertar as pessoas sobre a importância de promover proteção às crianças e adolescentes, sobretudo afastando-as de atividades como a exploração pela mendicância e pelo trabalho infantil, práticas corriqueiras nas festas populares. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estrutura a cada grande evento, espaço lúdico cuja finalidade é a oferta de atenção e proteção às crianças no entorno da festa e a identificação das situações encontradas.