NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 08.12.17 - 12h15

Prefeito Geraldo Julio: “Viemos agradecer as bênçãos no Recife e pedir um 2018 com mais oportunidades”

img_alt

Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (8), dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição, o prefeito Geraldo Julio subiu o Morro acompanhado da família e do governador Paulo Câmara e acompanhou a tradicional celebração (Foto: Andréa Rêgo Barros\PCR)

 

Provas de fé e cenas de devoção e agradecimento marcaram a manhã desta sexta-feira (8) durante a 113ª Festa do Morro, em celebração à Nossa Senhora da Conceição. Nas primeiras horas do dia, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, subiu o Morro da Conceição na companhia da família, do governador Paulo Câmara, da ex-primeira dama Renata Campos, além de secretários municipais e estaduais. Durante toda a Festa do Morro, iniciada no último dia 29, a Prefeitura do Recife montou esquema especial para apoiar a realização de uma das festas religiosas mais tradicionais do Nordeste.

“É um momento de agradecer, porque 2017 foi um ano muito duro para todo o Brasil, mas o Recife venceu com trabalho e com o esforço do povo. A população do Nordeste é quem está pagando a conta dessa crise que está acontecendo há três anos no País. Mas o povo do Recife é altivo, é libertário, é lutador, então a gente venceu 2017 e quem sabe teremos um 2018 melhor para o povo voltar a ter oportunidades. E a gente veio aqui para agradecer as bênçãos que Nossa Senhora derramou em nossa cidade e pedir que o Recife, Pernambuco e o Brasil possam ter um ano melhor e com mais oportunidades”, afirmou o prefeito, após a missa campal, celebrada pelo pároco do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padre Renato Azevedo.

Para o governador Paulo Câmara, o momento foi para demonstrar gratidão e renovar os pedidos. “A gente vem para agradecer à Nossa Senhora pelo ano e, ao mesmo tempo, pedir luz. Os desafios são grandes, mas a gente sabe que, com a força de Deus e a força do povo, é possível construir alternativas para melhorar Pernambuco”, afirmou o governador.

Durante a celebração, várias secretarias da Prefeitura do Recife tem trabalhado de forma integrada para dar suporte à organização do evento. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) disponibilizou agentes de trânsito para cuidar da fiscalização e operação de tráfego, com o intuito de proporcionar mobilidade no entorno do morro; além da Guarda Municipal do Recife (GMR), que reforça a segurança com a atuação dos seus agentes; o ordenamento do comércio informal; o combate à poluição sonora e ainda ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, que atua de forma preventiva e protetiva junto às crianças e adolescentes que sejam identificados em situações de ameaça aos seus direitos durante a festa.

O Morro também estava, literalmente, vestido de azul e branco. Este ano, o projeto Mais Vidanos Morros chegou ao bairro e está pintando 600 casas com as cores de Nossa Senhora da Conceição. O Morro também recebeu nas últimas semanas iluminação em LED nos seus acessos, no Largo Dom Luiz e na Praça de Nossa Senhora da Conceição. 

Maiores exemplos de fé, os devotos vieram de várias partes da cidade para celebrar a data. A vendedora Luciana Costa acompanha a Festa do Morro desde a infância, quando subia as ladeira com os pais. “Minha relação é de muita paz e de agradecimento. Estou sempre do lado de Nossa Senhora”, disse. Dona Maria de Lourdes, 66 anos, subiu o morro sozinha para o encontro com a santa. “Venho pagar promessas novas e antigas. Todo ano recebo graças e venho agradecer”, confidenciou a aposentada.