Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 08.12.18 - 20h24

Família Garoto e Formoso F.C. são os primeiros campeões do Recife Bom de Bola 2018

img_alt

Finais das categorias Aberto e Sub-17 aconteceram na manhã deste sábado, na Arena de Pernambuco (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A “rodada dupla” realizada na manhã deste sábado (8), na Arena de Pernambuco, definiu os dois primeiros campeões do Recife Bom de Bola 2018, maior campeonato de futebol de várzea do mundo. No jogo de abertura, a equipe do Família Garoto derrotou o Pelotas nos pênaltis e conquistou o título da categoria Aberto. Logo em seguida, o Formoso F.C. venceu o Torre Santa Luzia por 2 x 1, levantando o troféu do Sub-17. Os campeões do Veterano, Sub-11 e Sub-13 sairão na tarde deste domingo (9), também no estádio construído para a Copa do Mundo.

Na decisão do Aberto, as defesas estavam dominando os atacantes até que, aos 30 minutos do primeiro tempo, a arbitragem marcou pênalti para o Família Garoto, convertido pelo camisa cinco Medalha. A vantagem não durou muito: no início da segunda etapa, Miller aproveitou cruzamento da esquerda e bateu de chapa para decretar o empate.

Como a igualdade se manteve até o final, a decisão veio nas penalidades. Lugano, Clayton, Paulinho e Negão converteram para o Família Garoto. Jonathan e Chino descontaram para o Pelotas, mas Nem e Miller desperdiçaram suas cobranças, dando o título para o adversário. “Estava tudo nos meus pés e eu não poderia decepcionar. Fizemos um trabalho muito bem feito, com concentração a semana inteira para esse jogo. Foi uma honra fazer o gol do título”, comentou o centroavante Negão, autor da cobrança decisiva.

EMOÇÃO  A final do Sub-17 foi disputadíssima, com muita emoção até o final. O Torre Santa Luzia teve mais posse de bola e criou mais chances de gol, mas acabou derrotado pela eficiência do Formoso F.C., que suportou a pressão do adversário e apostou nos contra-ataques em velocidade.  Foi assim que Márcio acabou derrubado na área e o juiz apontou para a marca da cal: pênalti para o Formoso. O mesmo atleta bateu e balançou a redes para abrir o marcador.

No segundo tempo, o padrão se manteve: pressão do Torre e Formoso na defesa. Até que, em mais um contragolpe, o camisa 10 Wesley recebeu livre, na cara do gol, e fez 2 x 0. Tudo parecia definido até que Miguel chutou no ângulo e reduziu a diferença. A partir daí, o Torre se jogou todo ao ataque e teve grandes chances de empatar, mas o Formoso segurou a resultado e comemorou muito. Destaque para o goleiro Vitinho, que garantiu o título com uma defesa à queima-roupa a poucos minutos do apito final. “O zagueiro falhou, o atacante deles entrou livre e só tinha eu para salvar. Me joguei na frente dele e consegui desviar a bola”, disse o jovem atleta.

CAMPEONATO - O Recife Bom de Bola é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Neste ano, o campeonato teve 412 equipes inscritas, com 701 jogos e a participação de 13 mil atletas. Foram utilizados 50 campos de várzea em todas as regiões da cidade. O torneio usa o esporte como ferramenta para inclusão social, inserção e integração das comunidades. “O campeonato de 2018 está sendo melhor em tudo. Mais times, mais gols, mais jogadores. O Recife Bom de Bola é um celeiro de craques e dá acesso aos principais times do Estado”, afirma a secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, que prestigiou as finais e entregou as premiações aos atletas.