NOTÍCIAS

Finanças | 09.02.15 - 14h38

Contribuinte tem até esta terça para pagar IPTU-Recife com desconto

Quem estiver em dia com o imposto ganhará 10% de abatimento se optar pela parcela única

Em meio às previsões de período difícil na economia, o contribuinte do Recife deve ficar atento ao orçamento e, quando possível, aproveitar as oportunidades de redução nos gastos. Uma boa dica é o desconto de 10% oferecido pela Prefeitura do Recife na cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao exercício fiscal de 2015. O pagamento deverá ocorrer até esta terça (10). Quem não puder pagar de uma só vez poderá optar pelo parcelamento e quitar a primeira das 10 parcelas, com redução de 5%.

“Especialistas em educação financeira orientam a população a buscar o equilíbrio das contas e correr atrás de ofertas e reduções. Quitar o imposto à vista, com 10% de desconto, é muito vantajoso para quem tiver essa disponibilidade, já que a economia obtida supera qualquer rendimento oferecido pelo sistema bancário”, analisa o secretário-executivo de Tributação do Recife, Márcio Carvalho. Os descontos só valem para quem está em dia.

Os carnês distribuídos pela Prefeitura do Recife já apresentam as duas opções, contendo uma folha com a cota única e outra com as primeiras quatro parcelas. Ao longo do ano, os contribuintes que escolheram o parcelamento do IPTU 2015 receberão o restante das parcelas em domicílio. A quitação da dívida pode ser feita on line, em casas lotéricas, bancos credenciados ou no débito automático. O pagamento pela Internet ou no débito em conta-corrente deve ser acertado previamente com a instituição bancária.

Números - Os 322.276 boletos para pagamento representam um lançamento de R$ 521,7 milhões e foram distribuídos em janeiro. Do total de carnês, 309.166 são de imóveis residenciais ou comerciais e 13.110 correspondem a terrenos. Atualmente, a capital pernambucana tem 64.084 imóveis residenciais isentos do pagamento do IPTU. Com relação ao ano passado, o tributo teve atualização monetária de 6,59%, em cumprimento à Lei Municipal nº 16.607/2000, que determina o repasse da inflação registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE.

Confira a relação dos bancos credenciados:

- Banco do Brasil
- Bradesco
- Caixa Econômica Federal
- Citibank
- HSBC
- Itaú
- Santander
- Lotéricas (no limite fixado pela Caixa)
- Multibank
- Rede Banorte Matriz
- Unicred