Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 09.02.17 - 11h40

Baile Municipal do Recife e Encontro de Baques de Caboclinhos agitam prévias carnavalescas

img_alt

Com o início da terceira semana do mês de fevereiro, os foliões se aproximam ainda mais dos ares carnavalescos. (Foto: Allan Torres/ArquivoPCR)

 

Com o início da terceira semana do mês de fevereiro, os foliões se aproximam ainda mais dos ares carnavalescos. Na próxima semana, diversas manifestações culturais do Recife estão com datas marcadas para apresentações e ensaios. Na quarta-feira (15), é a vez do Encontro de Baques de Caboclinho, no Pátio de São Pedro. No sábado (18), o tradicional Baile Municipal comemora sua 53º edição com uma programação genuinamente regional. Estão também na agenda a Terça Negra Especial de Carnaval, os ensaios de Maracatu e o Acerto de Marcha de Blocos Líricos, que acontecem todas as semanas até a Festa do Momo.  

 

Ensaios de Maracatu

A programação carnavalesca da semana já começa com o ensaio do Maracatu Estrela Dalva em Joana Bezerra, na segunda-feira (13), a partir das 18h. Na quarta (15) é a vez do Maracatu Almirante do Forte, no Bongi. O Maracatu Porto Rico, com sede no Pina, ensaia com a comunidade e o público na quinta (16) e na sexta (17), acontece o ensaio coletivo no Pátio de São Pedro, com as nações Tupinambá, Almirante do Forte e Estrela Dalva.

 

Terça Negra especial

Em sua 3º edição, no dia 14/02, a Terça Negra Especial de Carnaval acontece no Pátio de São Pedro. A partir das 20h, o Maracatu Nação Oxum Mirim abre as apresentações, seguido pela Banda Afro Abé Odulofé, do Coco dos Pretos e do Afoxé Omo Nilê Ogunjá.

 

Encontro de Baques de Caboclinho

A próxima quarta-feira (15), será o dia da manifestação cultural homenageada do Carnaval do Recife 2017: o caboclinho. Por isso, será realizado o Encontro de Baques de Caboclinho, no Pátio de São Pedro, no qual se reúnem apenas os integrantes dos ‘Ternos’, os núcleos musicais das agremiações que relembram os povos indígenas. O evento acontece às 19h e é aberto ao público.  

 

Concurso de Fantasias

As melhores fantasias do Carnaval do Recife serão escolhidas no dia 16, no Teatro Guararapes. O Concurso na quinta-feira, a partir das 19h. Este ano, são 23 concorrentes nas categorias originalidade e luxo. Os três vencedores de cada uma são convidados de honra do Baile Municipal e desfilam para todo o público presente.

 

Acerto de Marcha

Também na quinta-feira (16), o Pátio de São Pedro recebe o 6º Acerto de Marcha do Carnaval  do Recife 2017, às 18h30. Até a Festa de Momo, passarão pelo Pátio 38 agremiações de Blocos de Pau e Corda, sempre às quintas-feiras. Um programa imperdível para os nostálgicos e amantes dos Carnavais líricos.

 

Baile Municipal do Recife

O 53º Baile Municipal do Recife acontece no dia 18 de fevereiro no Classic Hall. Os portões serão abertos aos foliões a partir das 21h. Os homenageados do Carnaval 2017, Almir Rouche e Caboclinhos Carijós do Recife, serão os anfitriões da noite e dividem o palco com grandes nomes da nossa música, como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença. O  montante arrecadado com a venda dos ingressos será doado a cinco instituições que prestam serviços de assistência social na cidade. As entradas (R$ 60,individual e R$ 600,00 mesas para quatro pessoas) estão sendo comercializadas no Ticket Folia dos Shoppings Recife, Tacaruna e Riomar, além do Classic Hall.