Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 09.02.17 - 14h05

Prefeito exalta Dia do Frevo durante programação no Paço do Frevo

img_alt

O 9 de fevereiro também será dia do primeiro programa da Rádio Frei Caneca, totalmente voltado para o Frevo (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
 
 
O dia 9 de fevereiro é um dos dias mais importantes para a cultura pernambucana. Nele, o frevo comemora aniversário, 110 anos em 2017, e o Paço do Frevo, principal equipamento de fomento à mais pernambucana das expressões culturais, completa três anos de fundação. A data foi comemorada nesta quinta-feira (9) no espaço, que fica no Recife Antigo. O prefeito Geraldo Julio e o ministro da Cultura, Roberto Freire, prestigiaram a programação de comemoração nesta manhã. A partir das 18h, será a vez da Rádio Frei Caneca também entrar para a história, transmitindo seu primeiro programa, dedicado ao Frevo, depois de mais de 50 anos de fundação.

“Hoje é um dia histórico para a Rádio Frei Caneca também, que é a nossa rádio pública do Recife. Ela foi criada há mais de 50 anos e no ano passado começou a funcionar em caráter experimental. Hoje ela terá o seu primeiro programa, no Dia do Frevo, com o tema dedicado totalmente ao Frevo”, adiantou o prefeito Geraldo Julio. “O Frevo é um ritmo que deve ser celebrado o ano inteiro e o Paço do Frevo é um equipamento que reforça este título. É um lugar maravilhoso, de visitação e de capacitação das pessoas, e que nestes três anos já recebeu 300 mil pessoas”, acrescentou.

A programação contou com uma apresentação artística de alunos de Prática de Orquestra de Frevo de Bloco e Canto-Coral e também da Orquestra Acadêmica do Paço do Frevo junto com a Mostra da Escola de Dança. O Paço do Frevo ainda recebeu um Certificado de Centro de Referência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

O ministro da Cultura, Roberto Freire, elogiou a importância do espaço e o cuidado que o recifense tem pelo local. “O Paço do Frevo não tem apenas a importância cultural. O espaço traz emoções. Este museu é algo que emociona e serve de fonte de riqueza para todas as pessoas conheçam o nosso Frevo. O fato do IPHAN reconhecer o espaço como centro de referência do  patrimônio imaterial é motivo de orgulho para todos nós, pernambucanos”, destacou o ministro. O Paço do Frevo é um centro de referência de ações, projetos e atividades de documentação, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais brasileiras, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco: o frevo.

<.>

PAÇO DO FREVO – Um lugar para estudar, criar, experimentar e vivenciar o rico universo de histórias, personalidades, memórias e linguagens artísticas. Localizado no Bairro do Recife, o Paço possui quatro pavimentos e 1.733m². O imóvel faz parte do complexo turístico das cidades de Recife e Olinda, tombado pelo IPHAN desde 1998, e abrigou até 1973 a Western Telegraph Company, empresa pioneira na implantação do telégrafo no Brasil. O Paço é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, com realização da Fundação Roberto Marinho e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG.

RÁDIO FREI CANECA – Uma transmissão inteiramente dedicada ao mais pernambucano dos ritmos será o tom do ‘Difusora’, programa inédito que vai ao ar amanhã, a partir das 18h desta quinta-feira (9), na rádio Frei Caneca. O programa será uma revista cultural diária sobre a cena cultural da cidade do Recife e é o primeiro programa transmitido pela rádio, criada através de Lei há 56 anos.  A partir de então, o Difusora irá ao ar diariamente entre 18h e 19h de segunda a sexta com transmissões ao vivo direto dos estúdios da Frei Caneca, que funcionam no Paço do Frevo. Este será o primeiro programa da rádio, que desde junho de 2016, veicula programação musical experimental com enfoque na produção local.