Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 09.02.18 - 13h47

Serviços da Secretaria de Saúde do Recife durante o Carnaval

img_alt

As ações de vigilância começam desde a semana pré-carnavalesca até o último dia de Carnaval (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

VIGILÂNCIA À SAÚDE

 

Vigilância Sanitária

As ações de vigilância começam desde a semana pré-carnavalesca até o último dia de Carnaval. Serão desenvolvidas atividades de educação e inspeções sanitárias. Entre elas, está a intensificação das inspeções sanitárias nos clubes, comércio formal de alimentos (bares, restaurantes, lanchonetes), unidades de saúde municipais e drogarias localizadas próximas aos polos de animação, em hotéis, motéis e pousadas, priorizando os locais onde haverá maior fluxo turístico.

Além disso, haverá capacitação do comércio informal de alimentos (barraqueiros) que estarão instalados nos polos de animação. Serão feitas, ainda, inspeções nos postos de saúde montados para o evento e nos camarotes instalados em todo o trajeto do bloco Galo da Madrugada, a fim de verificar as condições sanitárias do local, bem como a qualidade dos alimentos e dos serviços de saúde fornecidos. 

 

Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará a postos 24h por dia durante os dias da folia de Momo para realizar o monitoramento e investigação de casos e surtos de interesse à saúde pública. Os plantonistas atuarão em possíveis ocorrências de surtos de infecção alimentar ou casos suspeitos de meningite, sarampo e arboviroses, dentre outras doenças e agravos de notificação imediata.

 

Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids)

Será disponibilizado para a população testagens para HIV e Sífilis nos polos Arsenal e Ibura, das 18h às 24h. O Polo Arsenal funcionará da sexta-feira (09/02) até a terça (13/02). O Polo Ibura funcionará de domingo (11/02) até a quarta-feira de cinzas (14/02). A estimativa é testar 100 foliões por noite em cada polo, com os testes anti HIV e Sífilis. Os resultados serão emitidos em 30 minutos e entregues aos usuários individualmente, mediante aconselhamento por profissional capacitado.  Atuarão 26 profissionais por noite, em parceria com os agentes redutores de danos para a Prevenção ao Álcool e outras Drogas e para a conscientização do folião e incentivo ao uso de preservativos, com expectativa de distribuição de 800.000 preservativos masculinos, 15.000 preservativos femininos e 15.000 unidades de gel lubrificante.

 

Vigilância Ambiental

O combate ao mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue, chikungunya e zika, ganha um reforço no período de Carnaval. As ações terão início duas semanas antes dos festejos e seguem até o último dia da festa, sem interrupção durante os dias de feriado, e acontecerão nos Polos e em várias áreas da cidade, sobretudo em pontos estratégicos.

O Terminal Integrado de Passageiros (TIP), aeroporto, metrô, hotéis da orla de Boa Viagem e os locais de grande aglomeração de pessoas, como Recife Antigo e demais áreas da Região Central da cidade serão vistoriadas por duas equipes de agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces). Além disso, os mercados públicos, feiras e o trajeto do Galo da Madrugada vão ter as inspeções intensificadas.

Esses locais receberão agentes que vão atuar na eliminação de possíveis criadouros de mosquitos, como o tratamento focal (com larvicida biológico), aspiração mecânica do mosquito e pulverização de inseticida químico em áreas de risco, além do recolhimento de pneus e mutirões de limpeza, que estão sendo realizados em parceria com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). O Centro de Vigilância Ambiental (CVA) disponibilizará equipes de plantonistas visando o controle de zoonoses e o atendimento a possíveis emergências em saúde pública, controle de roedores, escorpiões e outros vetores.

Embora a capital pernambucana não seja área endêmica para febre amarela, haverá distribuição de folder nos locais de grande circulação de pessoas com orientações sobre a doença, para pessoas provenientes de áreas consideradas de risco. O panfleto contém informações sobre sintomas, o que é considerado caso suspeito e uma lista com locais de referência no Recife para atendimento de urgência.

 

SAÚDE MENTAL, Álcool e outras Drogas

 

A Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas executará a estratégia da Política de Redução de Danos no Consumo de Álcool, Fumo e Outras Drogas durante o Carnaval, com intervenções educativas, distribuição de insumos, sensibilização e oferta da troca de garrafas de vidro por garrafas plásticas aos foliões. Serão realizadas abordagens por Agentes Redutores de Danos e encenação de arte-educadores, estimulando a adoção de medidas preventivas, relacionadas aos comportamentos de risco dos usuários de drogas. Com caráter preventivo e de intensificação no combate à doença, os profissionais também farão abordagem sobre enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

 

LOCAIS DE ATUAÇÃO

 

-           Polos Oficiais e Cuide-se (15h às 24h): Arsenal e Pátio do Carmo

-           Polos Descentralizados (18h às 2h): Várzea, Ibura

-           Polinhos Comunitários (18h às 02h): Joana Bezerra/Coque, Coelhos, Iputinga, Roda de Fogo, UR5- Ibura, UR7-Varzea, Mustardinha, Areias, IPSEP, Jordão Alto, UR 02-Ibura, Jardim São Paulo, Bomba do Hemetério, Chão de Estrelas, Nova Descoberta (pátio da Feira), Casa Amarela, Barro, Santo Amaro (Frei Casemiro), Bola na Rede

 

EQUIPES

 

Polos Oficiais e Cuide-se: 03  equipes em cada local, totalizando 36 agentes redutores de danos, fazendo abordagem, entrega de insumos e troca de garrafas de vidro por plásticas.

Polos descentralizados: 04 equipes, com 08 agentes redutores de danos em cada, totalizando 32 agentes redutores de danos, fazendo abordagem, entrega de insumos e troca de garrafas de vidro por plásticas.

Polinhos comunitários: 03 esquetes teatrais abordando temas como consumo de álcool, fumo, crack e outras drogas, envolvendo 21 arte-educadores.

 

 AÇÕES / ATIVIDADES

-           Entrega de insumos (camisinhas masculinas, camisinhas femininas e gel lubrificante) e troca de garrafas de vidro por plásticas nos polos;

-           Apresentações teatrais para divulgação de informações preventivas com foco na promoção à saúde, redução de danos no uso do álcool e outras drogas e segurança no trânsito. As ações acontecerão no Baile Municipal, Baile dos Artistas, Baile Perfumado e palcos dos pólos oficiais e comunitários no intervalo dos shows musicais;

-           Distribuição de preservativos, gel lubrificante, materiais de divulgação e garrafas plásticas aos vários tipos de agremiações carnavalescas (clubes de frevo, blocos, troças, maracatus, escolas de samba, etc.) na semana anterior ao Carnaval em parceria com os Distritos Sanitários;

-           Atuação no desfile do Galo da Madrugada (sábado pela manhã) com distribuição de insumos de prevenção e realizando substituições de garrafas de vidro por garrafas pláticas (ação conjunta com a Polícia Militar) das 06h às 12h nas principais vias de acesso (Forte das Cinco Pontas, Praça Sérgio Loreto, Ponte Duarte Coelho) e junto aos locais de barreiras da Vigilância Sanitária: Ponte Princesa Isabel; Ponte Duarte Coelho; Av. Sul e Estação Central do Metrô.

-         Campanha publicitária sobre promoção à saúde e redução de danos no uso do álcool e outras drogas, com utilização de blimps (balões publicitários).

 

DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS

DESCRIÇÃO

QUANTIDADE

Pulseira de identificação para crianças

5.000

Porta-tudo

30.000

Água mineral (copo 200ml)

8.000

Garrafa (1lt)

Garrafa (500ml)

10.000

15.000

 

 

OUVIDORIA

Entre os dias 10 e 14, a Ouvidoria Municipal de Saúde funcionará das 7h às 19h, para atender e tirar dúvidas da população sobre ações e polos de saúde no Carnaval, orientações sobre serviços de referência (Vigilância Sanitária, locais de atendimento para mulheres vítimas de violência, vacinação etc), registro de elogios e sugestões acerca das ações da pasta entre outros assuntos.

O serviço estará disponível para a população através de três canais: por telefone (0800.281.1520); formulário web (www.recife.pe.gov.br) ou e-mail – ouvidoria.saude@recife.pe.gov.br.

 

 

 

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) vai estar presente em diversos polos de animação para garantir maior rapidez caso seja necessário um atendimento de urgência. Durante todo o Carnaval, o SAMU contará com um posto de saúde avançado na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, próximo ao Museu Cais do Sertão, em frente ao Armazém 10, iniciando as atividades às 19h e encerrando sempre 01 hora após o termino das apresentações no palco principal (Marco Zero). A equipe que atuará neste posto será composta por 02 médicos, 02 enfermeiros e 02 técnicos de enfermagem, além do apoio de 02 viaturas, sendo 01 de suporte avançado e 01 de suporte básico. Também no bairro do Recife, serão enviadas 03 viaturas de suporte básico à Rua Marquês de Olinda.  Durante todo o Carnaval o SAMU também disponibilizará 05 ambulâncias de suporte básico, para atender aos polos descentralizados com atrações de maior probabilidade de público. Durante o Carnaval, a população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.

 

SAMU no Galo da Madrugada

 

Durante o desfile do Galo da Madrugada, o SAMU terá 05 postos montados em locais estratégicos do percurso do bloco, a partir das 7h até o término do desfile. Os postos estarão na Praça Sérgio Loreto, no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael), Rua do Sol (esquina com Matias de Albuquerque) e na Praça da Independência (Pracinha do Diário). Cada posto terá uma ambulância de suporte básico e contará com uma equipe composta por 03 médicos, 03 enfermeiros e 05 técnicos de enfermagem. Também estará de prontidão 01 ambulância de suporte avançado, Além da aeronave conveniada, que estará baseada no estacionamento da estação central do metrô.

 

Pontos de bases do SAMU

DATA

LOCAL

HORÁRIO

EQUIPAMENTO

09/02 a 13/02

Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. A base fica ao lado do Marco Zero da capital, em frente ao Armazém 10

Vai funcionar das 19h até 01 hora após o termino das apresentações no palco principal

Uma ambulância de suporte básico

Outra de suporte avançado (com equipamentos de UTI).

02 médicos, 02 enfermeiros e 02 téc. de enfermagem.

Galo – Sábado dia 10/02

Praça Sérgio Loreto

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Das 7h até o termino do desfile do Galo da Madrugada

Na Praça Sérgio Loreto, terá apoio de uma viatura de suporte avançado.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Pátio do Carmo

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael)

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Rua Matias de Albuquerque (calçada do Edifício Trianon)

Das 7h até 22h

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Pracinha do Diário

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Estação Central do Metrô, no bairro de São José

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Vai funcionar como heliponto

Durante o Carnaval, a população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.

 

ASSISTÊNCIA (ATENÇÃO À SAÚDE)

 

ESPECIALIDADE

LOCAL

ENDEREÇO

CLÍNICA MÉDICA

Policlínica Agamenon Magalhães

Av. Sul, s/n – Afogados (próximo ao Metrô – estação Largo da Paz)

Policlínica Dr. Amaury Coutinho

Rua Iguatu, s/n – Campina do Barreto

Policlínica Prof. Arnaldo Marques

Av. Dois  Rios, s/n – Ibura

Policlínica Prof. Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

PARTO/MATERNIDADE

Maternidade Professor Bandeira Filho

Rua Londrina, s/n – Afogados

Maternidade e Policlínica Prof. Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques

Av. Dois Rios, s/n – Ibura

Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha

Rod BR-101, s/n - Curado

ODONTOLOGIA

Policlínica Agamenon Magalhães

Av. Sul, s/n – Afogados (próximo ao Metrô – estação Largo da Paz)

Policlínica Professor Arnaldo Marques

Av. Dois Rios, s/n – Ibura

Policlínica Professor Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

PEDIATRIA

Hospital Pediátrico Helena Moura

Rua Cônego Barata, s/n – Tamarineira

Hospital Pediátrico Maria Cravo Gama

Av. Recife, 810 - Estância

Policlínica Dr. Amaury Coutinho

Rua Iguatu, s/n – Campina do Barreto

Policlínica Professor Arnaldo Marques

Av. Dois  Rios, s/n – Ibura

Policlínica Professor Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

TRAUMATO-ORTOPEDIA

Policlínica Dr. Amaury Coutinho

Rua Iguatu, s/n – Campina do Barreto

SORO ANTIRRÁBICO

**sábado e domingo –

das 8h às 12h

Maternidade e Policlínica Prof. Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

VACINA ANTIRRÁBICA

8h às 12h

Policlínica Lessa de Andrade

 Estr. dos Remédios, 2416 - Madalena

PEQUENAS URGÊNCIAS

(tonturas, vômitos, dores abdominais, diarréia, febre, viroses, dores de ouvido, crises leves de asma, ferimentos superficiais, resfriados, gripes, dores no peito, manchas no corpo, dores de garganta)

Obs.: somente para a população cadastrada (Estratégia de Saúde da Família)

USF Upinha 24h Prof. Dr. Moacyr

André Gomes (Morro da Conceição)

Avenida Norte, 5400, Casa Amarela, Recife-PE (Em frente à Praça do Trabalho)

USF Upinha 24h Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo)

Avenida da Recuperação, 6426, Córrego do Jenipapo

USF Upinha 24h Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro)

Rua Uriel de Holanda, S/N, Linha do Tiro

USF Upinha 24h Governador Eduardo Campos

(Bomba do Hemetério)

Rua Itabira, s/n, Bomba do Hemetério

  

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos (Hospital da Mulher do Recife)

BR-101, s/n - Curado

Maternidade Professor Bandeira Filho

Rua Londrina, s/n – Afogados

Maternidade e Policlínica Prof. Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

Policlínica Professor Arnaldo Marques

Av. Dois Rios, s/n – Ibura

 

DESINTOXICAÇÃO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS – UNIDADES DE SAÚDE DO RECIFE

LOCAL

ENDEREÇO

Policlínica Agamenon Magalhães

Av. Sul, s/n – Afogados (Próximo ao metrô / Estação Largo da Paz)

Policlínica Amaury Coutinho

Rua Iguatu, s/n – Campina do Barreto

Policlínica Profº Arnaldo Marques

Av. Dois Rios, s/n – Ibura

Policlínica Profº Barros Lima

Av. Norte, nº 6465 – Casa Amarela