Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 09.03.17 - 20h11

Secretaria de Educação do Recife abre inscrições para Clube da Robótica

Podem participar do grupo estudantes do 7º ao 9º ano da rede municipal, além de ex-alunos que ainda estejam engajados em projetos do Programa Robótica na Escola

 

A Secretaria de Educação do Recife está com inscrições abertas, a partir desta quinta-feira (9), para o Clube da Robótica, que tem como objetiva proporcionar aos estudante o uso criativo, inovador e participativo dos conceitos de robótica. Podem participar estudantes da rede municipal de ensino do Recife, matriculados em turmas do 7º ao 9º ano, além de ex-alunos da rede que ainda estejam engajados em projetos do Programa Robótica na Escola.

Dos mais de 74 mil alunos da rede que tem acesso ao programa de robótica da Prefeitura do Recife em sala de aula, 90 deles poderão participar desse clube, que se reunirá todas as terças para atividades mais aprofundadas. As atividades mais aprofundadas, que também fazem parte do Programa Robótica na Escola, são extra-classe, já que os estudantes participarão no contraturno das aulas. Os encontros do clube serão no Centro de Tecnologia, Educação e Cidadania (Cetec), localizado na Soledade, e começam no dia 21 de março - uma turma das 8h às 11h30 e outra das 13h30 às 17h.

As inscrições devem ser feitas pelas escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental (exceto as unidades de ensino integral), até o próximo dia 17, por meio do formulário disponível no portal da Secretaria de Educação do Recife. Cada unidade de ensino poderá inscrever até três estudantes.

Durante os encontros, os estudantes vão se aprofundar nas três linhas que são trabalhadas no Programa Robótica na Escola: robótica de encaixe, que inclui montagens a partir de peças encaixáveis da Lego; robótica avançada, que utiliza robôs humanoides prontos e drones (aeronaves não tripuláveis) para programação avançada; e robótica com ferramentas, que faz uso de objetos simples do cotidiano para a construção de protótipos, usando conhecimentos de mecânica, eletrônica, programação e metarreciclagem.

A seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição. Posteriormente, haverá uma reunião com os pais dos alunos para assegurar o compromisso deles com os encontros. Todas as normas que vão orientar as atividades estão no Regimento do Clube da Robótica, também disponível no portal da Secretaria Municipal de Educação.

ROBÓTICA NA ESCOLA - Mais de 74 mil alunos da rede municipal de ensino do Recife têm acesso à tecnologia através do Programa Robótica na Escola desde 2014. O programa já teve seus primeiros resultados práticos: os estudantes da rede municipal de ensino do Recife foram campeões brasileiros de robótica em 2015 e 2016, campeões estaduais em 2014 e 2016, além de oitavos colocados na olimpíada mundial de robótica, em 2016.

Até agora, a Secretaria de Educação investiu R$ 32 milhões no programa, que atende desde as crianças do grupo 3 da Educação Infantil até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. Foram realizadas formações com mais de 4.500 professores, coordenadores e dirigentes, além de oficinas, treinamento e campeonatos com os estudantes.

 

Serviço

Inscrições no Clube da Robótica

Data: 9 a 17 de março

Formulário disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefI1OYas50Z3nY-jnFNS0JsPAdjqRIuUoQFuSRB00fy04i9w/viewform?c=0&w=1

Início das aulas: 21 de março

Local: Centro de Tecnologia, Educação e Cidadania (Cetec) - Av. Oliveira Lima, n° 824, Soledade

Informações: 3355-5488 / robotica@educ.rec.br