Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 09.03.17 - 20h21

Secretaria de Saúde do Recife promove reunião ampliada com mais de 300 gestores

img_alt

Encontro tem a proposta de socializar os avanços na área e falar de novos desafios (Foto: Cortesia)

Mais de 300 gestores da Secretaria de Saúde do Recife - secretário executivo, diretores, gerentes e chefes - participaram da 1ª Reunião Ampliada de Gestores nesta quinta-feira, 09, no auditório do Centro de Formação  Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena. O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, abriu o encontro, que tem como proposta apresentar os principais avanços na área, a exemplo da aplicação de recursos financeiros que chegou a R$ 185 milhões nos últimos quatro anos, a maior injeção financeira já feita na Saúde da cidade. 

Jailson Correia destacou que os desafios ainda são muitos. "Realizamos a requalificação em mais de 100 unidades de saúde do município e construímos mais de 10 Upinhas, implantando um novo padrão de qualidade na Atenção Básica do município. E, nosso nosso objetivo é levar esse investimento para todas as unidades como merece todo recifense, sendo um grande desafio, especialmente, no momento que o país passa por uma das maiores recessões da história", enfatizou o secretário.

Ele falou ainda dos avanços nas políticas públicas setoriais e lembrou que Recife foi a segunda capital do país a lançar uma política de saúde para a população LGBT , em novembro de 2014 e recentemente lançou a política para a pessoa com deficiência. Correia também destacou a criação do Centro de Informação Estratégicas de Vigilância à Saúde e a queda do índice de mortalidade infantil, principalmente nos bairros onde foram instalados os espaços do Programa Mãe Coruja Recife. Já o SAMU  teve a maior descentralização já realizada no Serviço com o aumento de quatro bases para 10, atualmente. O Programa Saúde em Todo o Lugar, que tenho um efeito direto na prevenção  de doenças nas comunidades, com 190 mil participantes em mais de 70 comunidades. Outros avanços significativos aconteceram em várias áreas, como a o aumento da oferta de consultas especializadas, resultado de estratégias de gestão com a criação da Diretoria Regulação, além da criação de grandes serviços como a construção do Hospital da Mulher do Recife e da UPA Especialidades. 

Jailson  Correia disse que não podia deixa de destacar que Recife enfrentou o maior desafio já vivido pela saúde pública  do país, que foi a epidemia do vírus zika, com a incidência dos casos de microcefalia em bebês. "Recife lançou um plano de enfrentamento às arboviroses que passou a ser referência no país e foi citado como modelo pela Organização Mundial de Saúde", colocou. O secretário concluiu o evento apresentando o organograma da Secretaria e disse que o início da nova gestão para mais quatro anos requer renovação e a busca da excelência para ofertar um serviço de qualidade à população do Recife.