Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 09.03.17 - 20h17

UPAE do Arruda celebra Dia Internacional da Mulher

img_alt

Usuárias da unidade receberam orientação sobre câncer de mama (Foto: Cortesia)

Nesta quinta-feira (09), a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) Antônio Luiz Filho, localizada no Arruda, promoveu "salas de espera" - mini palestras realizadas na sala de espera da unidade -  sobre câncer de mama para suas pacientes. A ação faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que se estenderá até a próxima semana. Enquanto aguardavam por atendimento, seja para consultas médicas, exames ou sessões de fisioterapia, os usuários puderam acompanhar as informações e orientações da fisioterapeuta Luciana Mergulhão. Ela esclareceu sobre os fatores de risco e também as formas de prevenção do câncer de mama.

Além das mulheres, até mesmo os homens se interessaram e questionaram sobre câncer de mama e outros tipos de tumor que também acometem o sexo masculino. "Sempre aproveitamos as datas comemorativas para fazer atividades educativas, como as salas de espera. É uma oportunidade que as pessoas têm de conversar com especialistas de várias áreas, o que nem sempre elas têm acesso no dia a dia", explica a coordenadora geral da UPAE do Arruda, Adriana Bezerra. 

A espera de atendimento para uma consulta com a reumatologista, a dona de casa, Míriam da Silva, moradora do bairro da Caxangá, elogiou a iniciativa. "Foi uma palestra muito boa porque tirei várias dúvidas, como fazer o exame das mamas. Agora já sei o jeito certo", afirmou. Em sua palestra, Luciana Mergulhão esclareceu também sobre os fatores de risco, como cigarro, obesidade, bebida em excesso e sedentarismo, entre outros. Alertou sobre a importância de uma alimentação saudável, com pouca gordura, frituras e doces. "Folhas verdes, verduras e frutas, por outro lado, são bastante recomendáveis", disse. Questões como reposição hormonal, predisposição genética para o câncer de mama, o momento ideal de fazer o auto-exame e outros também foram informados. Na próxima semana, a unidade realizará novas ações comemorativas.