Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 09.03.18 - 14h06

Brinqueducar distribui 191 mil livros para o desenvolvimento da primeira infância no Recife

img_alt

Na manhã desta sexta-feira (9), o Prefeito Geraldo Julio fez o lançamento da edição 2018 do projeto que vai beneficiar mais de 17 mil crianças de 0 a 5 anos da rede municipal de ensino (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

"Ler para sonhar, escrever para criar". A frase é tema do ano letivo da rede municipal do Recife em 2018 e estava estampada no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, na manhã desta terça-feira (9), durante o lançamento da 2ª edição do Brinqueducar e deu a tônica do que o projeto traz para as crianças este ano. Ao lado de alunos das creches-escolas vizinhas ao Compaz, o prefeito Geraldo Julio e o secretário de Educação, Alexandre Rebêlo, a entrega simbólica de 191 mil livros que serão distribuídos para mais de 17 mil crianças de 0 a 5 anos que estudam na rede municipal da cidade. Os exemplares se somam aos brinquedos educativos e kits distribuídos na edição 2017 do programa, para o desenvolvimento da primeira infância.

Para o prefeito, o ponto fundamental do projeto é o incentivo à leitura nos primeiros anos das crianças. "Através desses livros e brinquedos vamos estimular o desenvolvimento da criança na primeira infância, que é fundamental para o aprendizado que servirá para o resto da vida", defendeu o prefeito. Ele destacou ainda a importância de estimular o acesso aos livros como forma criar leitores do futuro. "São 17 mil alunos da nossa rede municipal que receberão livros. Hoje, são mais de 200 escolas com o Brinqueducar e vamos fazer a entrega dos kits para as bibliotecas, para as salas de aulas, para os professores e os próprios alunos também vão receber e poder levar para casa", acrescentou.

A entrega dos livros aconteceu no dojô do Compaz, que transformou-se em palco de histórias. A cantora e contadora de histórias Carol Levy transportou as crianças para o mundo lúdico das fábulas e despertou nos pequenos o universo das letras.

O secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, explicou que a iniciativa é uma oportunidade para que as crianças, mesmo as mais pequenas, tenham contato com a leitura. "A gente sabe que muitas dessas famílias não têm condições de ter na sua casa um acervo, então a gente está entregando estes livros para serem trabalhados primeiro na escola e, posteriormente, levados para casa. O objetivo é que possam ajudar o estudante, um primo, um amigo no acesso à leitura", explicou.

Representantes de escolas particulares, de Organizações Não Governamentais e de empresas interessadas em educação e cidadania visitaram o Compaz, na manhã desta sexta-feira (9), conheceram o equipamento ao lado do prefeito e acompanharam o lançamento do Brinqueducar. "São pessoas que tiveram o interesse em saber o que estamos fazendo aqui e o que está acontecendo com a criançada, com a educação, com a formação e a cidadania das pessoas, aqui no Compaz e nas nossas escolas", explicou Geraldo.

No total, o investimento é superior a R$ 2 milhões e cada criança receberá um kit com onze livros. Como resultado final do Brinqueducar, cada criança que estude na rede municipal de ensino, dos zero aos 5 anos, terá um pequeno acervo de uma biblioteca particular de 66 livros ao final da educação infantil. Nos últimos quatro anos, a Prefeitura do Recife investiu R$ 63 milhões na aquisição de livros paradidáticos para os alunos da rede. O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Educação do Recife em 2017 e contempla 235 escolas.